Internacional
Índia bate recorde com mais de 2 milhões de lamparinas acesas em festival hindu; veja
A Índia tem quebrado anualmente o recorde do Guinness Book com o "festival das luzes" nos últimos seis anos
Imagem: Reprodução/Guinness
Uma celebração da festa hindu Diwali, na Índia, bateu, mais uma vez, um recorde do : o de maior exibição de lamparinas a óleo do mundo. Este ano, foram 2.223.676 lamparinas acesas expostas na véspera do “festival das luzes”, mais do que as 1.576.944 em 2022.
O Departamento de Turismo, o Governo de Uttar Pradesh, a Administração Distrital, a cidade de Ayodhya e a Universidade Dr. Rammanohar Lohia Avadh (Índia) reivindicaram o título, quebrado anualmente nos últimos seis anos.
Na comemoração do Diwali, hindus, siques e jainistas acendem lamparinas a óleo em suas casas e locais de culto para dar as boas-vindas ao feriado religioso. As luzes simbolizam a vitória espiritual da luz sobre as trevas, do bem sobre o mal e do conhecimento sobre a ignorância.
Em 2023, as lamparinas a óleo, arredondadas de barro com pavio de algodão, foram adquiridas de artesãos e parcerias locais. Assista ao vídeo do Guinness World Records abaixo:
This beautiful oil lamp display was put on to celebrate Diwali 💡— Guinness World Records (@GWR)
Como a Índia quebrou o recorde?
Mais de 25.000 voluntários da Universidade Dr. Rammanohar Lohia Avadh, incluindo professores, professores e o vice-chanceler, por exemplo, participaram a exposição. Outros participantes também ajudaram a enfileirar as lâmpadas. Às margens do rio, as lamparinas foram colocadas em grades individuais e, em seguida, juntas para formar a exposição.Após o evento, grande parte das luzes foi distribuída à comunidade. Além disso, um aplicativo agora permite que outras pessoas encomendem as lamparinas para outros eventos culturais e religiosos.
Saiba por que a Índia vai mudar de nome nesta matéria do Giz Brasil.