Entendendo a ilusão de óptica em forma de vestido que confundiu a internet
Uma histeria coletiva tomou conta da internet sobre uma pergunta aparentemente simples: de que cor é este vestido?
Uma histeria coletiva tomou conta da internet sobre uma pergunta aparentemente simples: de que cor é este vestido? Ele parece ser branco e dourado, mas a loja o vende como azul e preto. Dependendo da iluminação, a cor dele parece mudar. Mas… como?!
Antes de tudo, confira as imagens. Este é a foto original, :
Esta é , que vende o vestido:
Esta é , desta vez com a cor “certa”:
Este vine mostra como a cor do vestido parece mudar dependendo da inclinação da tela – na verdade, dependendo da iluminação:
//twitter.com/unsmokabIe/status/5740097
Este vine também mostra como a iluminação parece mudar a cor de um vestido semelhante:
Equilíbrio de branco
O que causa esta ilusão de óptica? Bevil Conway, neurocientista que estuda cor e visão na Wellesley College, que nosso cérebro “corrige” a cor da imagem, mas faz isso de maneira diferente dependendo da pessoa. Ao tirar fotos, você tem a opção de alterar o equilíbrio de branco: é quando a câmera tenta corrigir o viés cromático da iluminação atual. Seu cérebro também faz um equilíbrio de branco automaticamente: isto é, ou você ignora a tonalidade azul, que resulta na cor branco/dourado; ou ignora o tom amarelo, resultando em preto/azul. Por que isso acontece? Bem, a visão humana se adaptou ao longo de milênios para ver a luz do dia, só que essa luz altera as cores. Ela tem um eixo cromático que varia entre o vermelho do amanhecer/entardecer e o azul do meio-dia. Assim, seu cérebro tenta corrigir o viés cromático da luz do dia. Mas a imagem do vestido atinge uma espécie de limite perceptual: “as pessoas descontam o viés azul e veem branco/dourado, ou descontam o viés dourado e veem azul/preto”, explica Conway. mostra como o cérebro se engana ao realizar o “equilíbrio de branco”: os quadrados A e B têm a mesma cor.Bastonetes e cones
Além disso, cada pessoa vê as cores de uma forma ligeiramente diferente. De acordo com alguns amigos cientistas, a explicação provavelmente tem algo a ver com os dois tipos diferentes de células que detectam a luz em seus olhos.
A sua retina é composta por bastonetes e cones. Os bastonetes são mais sensíveis à luz, mas não reconhecem cores, apenas formas. Os cones são sensíveis à cor, porém menos sensíveis à luz – ou seja, em um ambiente escuro, sua visão dependerá mais dos bastonetes que dos cones. Existem três tamanhos de cones: azul (o menor), verde e o vermelho (o maior), como indica o gráfico abaixo: O vestido vai parecer azul/preto ou branco/ouro dependendo se o seu olho tiver mais bastonetes ou cones, e também vai depender das condições de iluminação. Cada pessoa tem uma quantidade diferente de cones e bastonetes, e por isso as pessoas podem ver cores diferentes. Os bastonetes também são muito sensíveis à luz. Eles detectam as cores usando um pigmento chamado rodopsina, que é muito sensível à luz fraca. No entanto, em níveis mais elevados de luz, ele se torna branco e é destruído, levando cerca de 45 minutos para se recompor – é por isso que seus olhos demoram algum tempo para se adaptarem à noite. Por isso, se você olhar para o vestido em condições de luz brilhante, ficar meia hora em uma sala escura e voltar, o vestido muito provavelmente vai mudar de cor.É meio absurdo que toda essa explicação científica surgiu por causa de um post no Tumblr, mas até os cientistas estão impressionados. Jay Neitz, neurocientista na University de Washington, diz à Wired: “eu venho estudando as diferenças individuais na visão de cores há 30 anos, e esta é uma das maiores diferenças individuais que eu já vi”. [ via ]
Imagem inicial via