Assim como várias áreas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a profissão de desenvolvedor está aquecida, demandando profissionais qualificados.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), 400 mil vagas de emprego serão abertas no segmento de tecnologia em 2024, incluindo o desenvolvimento.
Para quem tem pressa em entrar nesse carreira, o Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) oferece uma série de bootcamps na área de desenvolvimento. Esses cursos online são ministrados de maneira intensiva – geralmente em torno de 2 meses – com o objetivo de acelerar a entrada do profissional no mercado de trabalho.
Confira alguns exemplos de bootcamps disponíveis na área de desenvolvimento:
Atualmente, o Python é uma das linguagens de programação mais populares, sendo utilizada para automatizar tarefas, criar aplicações Web, desenvolver jogos ou analisar grandes bases de dados. Este curso aborda desde o básico ao avançado, ensinando o estudante a dominar as técnicas e ferramentas mais utilizadas em Python.
Outra área com escassez de profissionais é a de desenvolvimento de aplicativos para as plataformas Android e iOS. A ementa deste curso inclui o uso das linguagens Dart e Javascript, assim como os principais frameworks do mercado, o Flutter e React Native.
O bootcamp capacita o profissional a criar layouts acessíveis e responsivos por meio do JavaScript, e com duas das principais ferramentas do mercado, o Angular e o Vue. O curso inclui boas práticas de codificação e integração, além da possibilidade de desenvolver projetos do zero.
Ainda no desenvolvimento Front-End, este bootcamp é focado em outra ferramenta importante da atualidade, o React. Ao final o aluno também participará de um desafio para criar um criar uma Single Page Application com a ferramenta.
O IGTI também oferece um bootcamp voltando para o Back-End, por meio do Javascript e com a ferramenta NODE.js. O curso intensivo também inclui aulas sobre segurança, para compreender e implementar esquemas de autenticação e autorização nas aplicações desenvolvidas.