Idris Elba diz que não interpretará James Bond por “questão de raça”
Depois da despedida de Daniel Craig como James Bond em “007 – Sem Tempo para Morrer”, de setembro de 2021, Idris Elba se tornou um dos favoritos pelos fãs para assumir o papel.
No entanto, o ator britânico revelou durante ao podcast “SmartLess” que desistiu da ideia de interpretar o agente secreto quando a conversa passou a ser dominada pela raça.
No bate-papo, Elba disse se sentir honrado por tanta gente comprar a ideia de que ele pode interpretar o 007. Por outro lado, aqueles que reagem à possibilidade de forma preconceituosa, fazem o ator perder a empolgação com a possibilidade.
“Eu pensava ‘Isso é loucura!'”, contou Elba. “James Bond… Somos todos atores e entendemos esse papel. É um daqueles papéis cobiçados. Ser convidado para ser 007 é como atingir o auge. Essa é uma daquelas coisas em que o mundo inteiro pode votar”.
“Essencialmente, é um grande elogio”, contou. “Todos os cantos do mundo, exceto alguns sobre os quais não falaremos, ficaram muito felizes com a ideia de que poderiam me considerar [para o personagem]”, acrescentou o ator.
Mas, segundo ele, as pessoas que não gostaram da ideia tornaram tudo “nojento e desagradável” justamente por tornar uma questão de raça. “Tornou-se um absurdo e eu recebi o peso disso”, completou Elba.
Essa não é a primeira vez que o ator fala publicamente sobre suas frustrações por ser rotulado como “ator negro”. Em entrevista à , em fevereiro, ele disse que parou de se rotular dessa forma pois isso “cria limitações para sua carreira”.
Rótulos
Na época, Elba observou que a “obsessão” por causa da raça pode atrapalhar as aspirações e o crescimento das pessoas. “O racismo deve ser um tema de discussão, com certeza. O racismo é muito real. Mas, do meu ponto de vista, é tão poderoso quanto você permite que seja”, disse ele.
“Parei de me descrever como um ator negro quando percebi que isso me colocava em uma caixa”, afirmou. “Temos que crescer. A nossa pele não é mais do que isso: é só pele”.
Em 2015, o autor Anthony Horowitz escreveu que Idris Elba era “muito rua” para interpretar James Bond.
Astro da série “Luther”, Elba tem no currículo presença nos filmes do herói Thor, da Marvel, como o guerreiro Heimdall. Ele também atuou em produções como “Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw” (2019), “Círculo de Fogo” (2013) e “Star Trek: Sem Fronteiras” (2016).
Atualmente, é protagonista da produção de suspense “Sequestro no Ar” (“Hijack” no original), que já está disponível no Apple TV+.