IA da ONU identifica as 3 principais preocupações do mundo; veja quais
Mudanças climáticas, guerras, direitos humanos… cada parte do planeta pode envolver preocupações diferentes sobre o futuro da humanidade. Para tentar entender um pouco sobre o que é importante pra cada região, a Organização das Nações Unidas (ONU) usou Inteligência Artificial (IA) para analisar o teor dos discursos da sua 78ª Assembleia Geral.
“É importante que compreendamos as questões que preocupam os Estados-membros não apenas a nível global, mas também a nível regional, observando as diferenças de prioridade e ênfase”, disse Joachim Harris, Chefe da equipe Digital e de Promoção do Departamento de Desenvolvimento da ONU.
No final de setembro, 178 líderes e ministros mundiais expuseram o que é mais importante para eles. Usando a IA, a ONU elencou as três maiores preocupações de cada região.
Quais as 3 principais preocupações mundiais para a ONU
América Latina e Caribe
O clima foi o tema mais mencionado pelos Estados-membros da América Latina e do Caribe, com as questões do desenvolvimento e da paz também ocupando lugar de destaque.
África
Entre os líderes mundiais africanos, o clima e o desenvolvimento ocupavam um lugar de destaque, tal como a segurança. Mas o próprio continente foi o tema mais mencionado, de acordo com as conclusões geradas pela IA.
Ásia e Pacífico
A cooperação e o multilateralismo foram temas comuns entre os Estados-membros da Ásia e do Pacífico e em todas as regiões. Também foram ouvidos apelos que destacam o desejo de continuar os esforços para melhorar a eficácia de instituições internacionais.
Europa oriental
A nível mundial, o clima foi a principal questão. Mas a guerra na Ucrânia foi o tema mais mencionado pelos Estados-membros da Europa oriental, enquanto Karabakh (região separatista) também apareceu.
Europa ocidental e outros Estados-membros
Os líderes mundiais da Europa ocidental e de outros Estados-membros concentraram-se principalmente nas preocupações climáticas e de paz. Os direitos humanos, a IA e a guerra na Ucrânia também tiveram destaque.