Hubble revela sistema estelar triplo brilhando no espaço
Na imagem capturada pelo Hubble, a NASA o trio de estrelas como “um geodo cósmico brilhante”. Os astrônomos costumam encontrar essas estrelas envoltas nas nuvens de gás e poeira pelas quais foram formadas.
HP Tau é conhecida como estrela T Tauri, espécie de estrela variável jovem que não começou a fusão nuclear, mas começou a evoluir para estrela movida a hidrogênio similar ao Sol.
A estrela está localizada a 550 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Touro.“As estrelas T Tauri são conhecidas por terem flutuações periódicas e aleatórias no brilho. As variações aleatórias podem ser devidas à natureza caótica de uma estrela jovem em desenvolvimento”, disse a NASA.
Dessa forma, o Hubble estudou HP Tau como parte de uma investigação sobre discos protoplanetários, os discos de material em torno de estrelas que se aglutinam em planetas ao longo de milhões de anos.IA ajuda a calcular idade das estrelas
Pesquisadores estão usando a tecnologia da inteligência artificial para descobrir a idade e outras informações sobre estrelas.Com as pesquisas produzindo cada vez mais dados, essa tarefa tornou-se demorada e complexa. Então, os cientistas criaram uma IA para realizar o trabalho. Neste post, o Giz Brasil explicou como a tecnologia funciona.