Após dois anos de restrições, a 74ª edição dos Emmy Awards retoma o formato original, e acontece nesta segunda-feira (12) em Los Angeles, nos Estados Unidos. Mais de 17 mil membros da Academia de Televisão votaram no prêmio. Os programas indicados tiveram que estrear entre junho de 2021 e maio de 2022.
O comando da festa fica a cargo de Kenan Thompson, humorista do Saturday Night Live que é mais conhecido do público brasileiro pela comédia infanto-juvenil “Kenan & Kel” (1996-2000). Mas muitos devem estar se perguntando, porque o prêmio vai acontecer na segunda-feira ao invés do tradicional domingo?
Tradicionalmente indo ao ar aos domingos, a premiação mudou para segunda-feira por conta da rodada de abertura da temporada da NFL, liga de futebol americano dos Estados Unidos. No país norte-americano, o Emmy se reveza entre as quatro principais emissoras a cada ano e, em 2022, é a vez da NBC transmitir o evento.
O canal reservou o domingo para transmitir a partida entre Tampa Bay Buccaneers e Dallas Cowboys. Como o futebol americano dá mais audiência, a prioridade foi para o jogo, por isso a mudança do prêmio de domingo para segunda.
Quem transmite
No Brasil, a TNT será a responsável pela exibição. O canal pago deve começar com um esquenta para o Emmy 2022 a partir das 20h30, com entrevistas e imagens do tapete vermelho diretamente de Los Angeles. Os atores Robson Nunes e Emanuelle Araújo comandam a prévia, com comentários de Carol Ribeiro e Ikaro Kadoshi.
A cerimônia está marcada para às 21h, com apresentação de Aline Diniz e Michel Arouca e tradução simultânea de Robert Greathouse e Regina Pierantoni McCarthy. A TNT ainda faz uma reprise na terça (13), na faixa das 8h30, e na quarta (14), às 12h. Além disso, no canal E!, o foco é no tapete vermelho da premiação. A transmissão começa ainda antes, às 19h, com a chegada das celebridades no Microsoft Theater.
Quem são os principais indicados?
A série “Succession”, da HBO Max, lidera a premiação com 25 indicações, seguida por “Ted Lasso”, da Apple TV, e “The White Lotus”, também da HBO Max, que conta com 20 cada. Já “Only Murders in the Building” (Star+) recebeu 17 indicações e “Euphoria” (HBO Max) acumulou 16.
A sul-coreana “Round 6” não ficou de fora, e se tornou a primeira produção em língua não inglesa indicada na categoria drama. Ao todo, a série criado por Hwang Dong-hyuk recebeu 14 indicações ao Emmy 2022, e foi citadas em categorias importantes, como Melhor Ator em Série de Drama (Lee Jung-jae), Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama (Jung Ho-yeon) e Melhor Direção em Série de Drama.
Entre os streamings, a HBO foi a campeã de indicações, com cerca de 130 produções citadas. Na segunda posição, a Netflix teve 129. No campo da atuação, Jason Sudeikis (“Ted Lasso”), Jean Smart (“Hacks”) e Zendaya (“Euphoria”) são os favoritos a levar ao menos um prêmio para casa. A lista completa dos indicados ao Emmy 2022 pode ser vista diretamente .
Categorias já premiadas
Antes da premiação principal, o Emmy distribuiu os troféus das categorias técnicas. Produções como “Euphoria” e “The White Lotus”, da HBO, se consagraram como os grandes vencedores ao lado de “Stranger Things”, da Netflix. Cada uma teve 5 vitórias, junto com “Adele: One Night Only”, da CBS, e “The Beatles: Get Back”, do Disney+, que foram os destaques do primeiro dia.
A HBO/HBO Max conquistou 25 vitórias, enquanto a Netflix levou 23 prêmios. “Round 6” também já começou bem, com quatro vitórias, incluindo Melhor Atriz Convidada em Série Dramática, Melhor Design de Produção para Série Contemporânea e Melhores Efeitos Especiais. “Abbott Elementary”, por sua vez, foi a campeã da categoria de Melhor Elenco em Série de Comédia.
A cerimônia técnica do Emmy também premiou Chadwick Boseman pelo seu último trabalho como “Pantera Negra”, que aconteceu na série animada “What If?” da Marvel Studios. O astro venceu a categoria de performance de locução de personagem e foi a viúva Taylor Simone Ledward, quem recebeu o prêmio, dois anos depois da morte do ator.
“Chad ficaria honrado e eu fico honrada em seu nome”, afirmou a mulher do ator, Taylor Simone Ledward, ao receber o prêmio. “Quando soube que Chad foi indicado, comecei a pensar em tudo o que estava acontecendo no mundo, além da admiração que tenho com o compromisso e a dedicação que ele tinha com o mundo. Que momento lindo! Uma das últimas coisas em que ele trabalharia era algo tão importante para ele e o mundo, além de ser algo novo. Chad ficaria muito honrado e eu estou honrada em seu nome”, afirmou a viúva.