Perseverance solta o helicóptero Ingenuity, que sobrevoará o céu de Marte
Será a primeira vez que um veículo do tipo helicóptero fará um voo pelos céus de outro planeta além da Terra.
O rover Perseverance já está em Marte há alguns dias e as pesquisas no solo marciano estão apenas começando. Agora, o robô deve ampliar o campo de estudo com o lançamento de um pequeno helicóptero para sobrevoar o planeta. O anúncio foi feito pela conta oficial da missão da NASA no Twitter.
A imagem divulgada nesta terça-feira (21) foi capturada no último fim de semana. A foto mostra que o Perseverance desprendeu uma tampa que protegia o mini helicóptero chamado Ingenuity, que até então viajava preso à “barriga” do rover. Apesar de estar mais livre, o helicóptero, que pesa cerca e 1,8 kg, ainda não se moveu pelos ares — algo que só deve acontecer na primeira semana de abril.“O escudo de destroços vai embora, e aqui está nossa primeira olhada no helicóptero. Ele está guardado de lado, dobrado e travado no lugar, então há um origami reverso a ser feito antes que eu possa colocá-lo no chão. Primeiro, porém, irei para o designado ‘heliporto’, a alguns dias dirigindo daqui”, escreveu o perfil da Perseverance na rede social.
Away goes the debris shield, and here’s our first look at the helicopter. It’s stowed sideways, folded up and locked in place, so there’s some reverse origami to do before I can set it down. First though, I’ll be off to the designated “helipad,” a couple days’ drive from here. — NASA's Perseverance Mars Rover (@NASAPersevere)
Depois que os voos do Ingenuity forem concluídos, o Perseverance vai se concentrar em seu principal objetivo no planeta Marte: procurar por sinais de vida e coletar amostras para um futuro retorno à Terra. Um dos destinos principais do rover é a cratera Jezero, que possui 45 quilômetros de largura e, segundo cientistas da NASA, pode ter sido o local que algum dia já foi um gigantesco lago, há bilhões de anos.
Esta será a primeira vez que um helicóptero sobrevoará os céus de outro planeta que não seja a Terra, e devem ajudar a NASA não apenas no estudo de Marte, mas também no desenvolvimento de tecnologias para futuras missões no Planeta Vermelho, inclusive aquelas envolvendo seres humanos. Após a Ingenuity, o Perseverance pretende testar o MOXIE (“Experimento de Utilização de Recursos In-Situ de Oxigênio de Marte”, na tradução livre), um instrumento projetado para gerar oxigênio a partir da fina atmosfera marciana, que por sua vez é dominada por dióxido de carbono.
[]