Milhares de TVs da marca LG sofrem com uma brecha de segurança que permite a invasão de hackers. No final do ano passado, foram descobertas quatro vulnerabilidades críticas em quatro modelos que, somados, representam cerca de 91 mil unidades no mundo todo, segundo informações do .
A LG já disponibiliza uma atualização de segurança que promete resolver o problema, mas os usuários devem instalar o sistema por conta própria para que isso aconteça. De acordo com a Bitdefender, que encontrou as falhas, os quatro modelos afetados são:
- LG43UM7000PLA (webOS 4.9.7, na versão 5.30.40)
- OLED55CXPUA (webOS 5.5.0, na versão 04.50.51)
- OLED48C1PUB (webOS 6.3.3-442 (kisscurl-kinglake), na versão 36.03.50)
- OLED55A23LA (webOS 7.3.1-43 (mullet-mebin), na versão 33.03.85)
No relatório, a empresa de segurança explica que as brechas de segurança permitem aos potenciais invasores ignorar as etapas de segurança das smart TVs e criar perfis com privilégios elevados. Assim, eles podem acessar e alterar configurações primárias dos aparelhos.
Segundo a empresa brasileira ISH Tecnologia, os modelos afetados pela vulnerabilidade estão presentes em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Osasco. No exterior, contudo, os casos confirmados estão predominantemente situados na Coreia do Sul, Hong Kong, Estados Unidos, Suécia, Finlândia e Letônia.
Desde a última quarta-feira (10), a LG disponibiliza uma atualização para os aparelhos, instalável pelo menu de configurações do WebOS.
Vulnerabilidade em smart TVs da LG é grave
É importante atualizar a TV quanto antes, pois a brecha de segurança é grave. O Bitdefender explica que a vulnerabilidade se encontra no recurso que permite o controle da televisão pelo aplicativo ThinkQ, da LG, para celulares Android e iPhone (iOS).
Por meio da abertura, hackers podem, por exemplo, acessar as contas conectadas às TVs, monitorar hábitos de consumo de conteúdo, instalar aplicativos e até registrar dispositivos em uma botnet.
A vulnerabilidade, aliás, ainda fez com que as redes das televisões afetadas fossem expostas no Shodan, uma espécie de plataforma de busca que exibe dispositivos conectadas à internet por meio de acessos abertos.
Como atualizar o WebOS em smart TVs da LG
Mesmo que a sua TV não esteja entre os quatro modelos que sofrem com a falha de segurança, vale verificar se o WebOS está na versão mais recente. Para isso, siga os passos abaixo:
- Acesso o menu de “Configurações”;
- Vá até “Todas as configurações”;
- Entre em “Suporte”;
- Escolha “Atualização de software”;
- Por fim, selecione “Verificar atualizações”;
- Caso exista uma atualização, basta escolher “Baixar” e depois “Instalar”.
Caso surja alguma dúvida, a LG oferece instruções específicas para cada aparelho no .