Ciência
Há um estranho silêncio na face oculta da Lua
Ondas de rádio da Humanidade não chegam lá, o que torna região atrativa para instalação de radiotelescópios livres de interferências.
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução
Texto: David Galadí Enríquez/
É chocante pensar na solidão que reina no lado mais distante da Lua. Qualquer pessoa que vivesse nele poderia passar a vida inteira sem saber que há um planeta azul, vivo, aquoso e luminoso por perto, porque a Terra não pode ser vista de lá.Todos os objetos observáveis nos mostram os dois lados, exceto a Lua. Nenhum sinal de rádio alcança seu lado oculto, e seu silêncio e isolamento são uma estranha singularidade.
Nenhuma de nossas transmissões de rádio ou televisão atinge a face oculta, porque a massa lunar as bloqueia. Em toda a esfera de dezenas de anos-luz pela qual as notícias da civilização tecnológica da Terra estão se espalhando pela galáxia, há apenas um lugar onde seria impossível tomar conhecimento de tal maravilha: a metade que a Lua esconde, a metade do astro que, paradoxalmente, está mais próximo de nós.
Cada missão Apollo dos EUA colocou dois homens brancos na face visível e deixou um terceiro homem circulando a Lua dentro da espaçonave. Esses astronautas ficavam isolados do resto da Humanidade por quase 30 minutos em cada órbita: … “Robinsons Crusoé” transitórios, as únicas pessoas na História que podem dizer que sim, estiveram sozinhas.
O silêncio de rádio no lado mais distante da Lua a torna . Mas ninguém pensou em pousar lá no passado. É claro que nenhum astronauta foi até lá, mas mesmo o envio de uma sonda automatizada seria inútil, pois seria impossível enviar dados ou se comunicar diretamente com a Terra a partir desses locais.
Bandeira da China
Tudo mudou quando . A primeira aterrissou lá em janeiro de 2019 e desembarcou um rover, enquanto a segunda, que acaba de chegar, poderá trazer . Antes da chegada do Cháng’é 6, a agência espacial chinesa teve de colocar satélites de retransmissão, orbitando logo além da Lua, Quèquiáo 1 e 2, para possibilitar a comunicação. A incrível solução fez com que o lado mais distante da Lua deixasse de ser um lugar livre de ondas artificiais. A Humanidade já levou o “barulho” até lá. Em breve, o lixo o seguirá.A Lua, na metade que vemos, tem um rosto pintado, aquelas manchas escuras que contornam os mares. Sua outra metade… Como será a outra metade?
A Lua distante, a Lua oculta, tornou-se um enigma quando o telescópio revelou que tudo gira no Cosmos. Se tudo gira, como é possível que a bola prateada da Lua não gire? Se nosso satélite natural estivesse girando, conforme visto da Terra, a visão de seu disco mudaria com o tempo, e não está. Algo muito estranho estava acontecendo.