Guia completo para liberar o armazenamento interno do seu smartphone
Encontrando os comilões de memória
O primeiro passo para conseguir mais memória do celular é encontrar os vilões na disputa por espaço. Nas versões mais recentes do iOS, vá a Ajustes, então Geral, Uso e Gerenciar armazenamento. No Android, vá para Configurações e escolha Armazenamento — lá, escolha Aplicativos para ver um detalhamento por app.
Limpando os apps
Para uma limpeza mais abrangente, vá até Aplicativos, nas Configurações do Android, e escolha as opções de limpar cache e limpar dados do app; no iOS, você está limitado às opções que encontrar no próprio app ou então terá que desinstalá-lo completamente.
Vários apps de terceiros estão por aí para ajudar você nesta tarefa no Android. , e são três apps que nós usamos e ficamos satisfeitos no passado, mas há várias outras opções para você escolher. Além de se livrar de dados inúteis, você também pode melhorar a segurança do dispositivo e remover bloatware.Fazendo backup de mídia
Pode ser também que fotos, músicas e vídeos sejam alguns dos piores culpados pelo crime de ocupar espaço demais no seu smartphone. Se livrar desses arquivos e colocá-los no seu computador ou na nuvem é a maneira ideal de liberar memória no seu celular. Há um número gigante de opções para escolher tanto no iOS quanto no Android, desde as nativas (como iCloud ou Google Photos) a apps de terceiros (como o Dropbox), além de fazer as coisas do modo antigo e plugar seu celular num computador e transferir os arquivos. Qualquer que seja o método que você escolher, certifique-se de ter pelo menos duas cópias de tudo antes de remover os arquivos locais. Determinar se é ou não o caso nem sempre é fácil e vai depender de que sistema você escolheu. No que diz respeito aos seus fotos e vídeos, nós vamos mostrar brevemente as opções nativas de Android e iOS aqui, apesar de que, claro, você tem um monte de outras opções. No sistema do Google, a escolha, obviamente, é pelo Google Photos: é só ligar a opção Backup e Sincronização e todo o conteúdo vai para a nuvem automaticamente usando as configurações que você escolheu.Para deletar os arquivos do seu Android e não do Google Photos (ou dos outros dispositivos sincronizados), você precisa ir até o menu do app e escolher Pastas do dispositivo. Escolha as fotos que quer remover, toque o botão Menu (três pontos verticais) e escolha Deletar cópia do dispositivo.
O iCloud é um pouco mais confuso e a Apple parece não decidir exatamente como quer que os backups de foto e vídeo funcionem. No atual iOS 8.4.1, partindo do princípio que você ligou a Fototeca do iCloud, não dá para deletar os arquivos locais sem deletar também as cópias na nuvem. O que você pode fazer é para ocuparem menos espaço — vá em Ajustes, então em Fotos e Câmera e escolha a opção de otimizar para fazer isto.
Outras opções
Estas são as principais, mas há vários outros jeitos de liberar espaço no seu aparelho. Você pode deletar mensagens multimídia e de texto, por exemplo, assim como que você sabe que não irá mais precisar (mas confirme se você não vai mesmo precisar deles). A pasta Downloads do Android é outro lugar que você pode investigar. Não se esqueça que também há a opção de restaurar os dados de fábrica, que faz tudo isso que falamos numa tacada só. A vantagem é que você fica com um smartphone praticamente novo com um monte de espaço. A desvantagem é ter que colocar tudo de volta no seu smartphone e garantir que foi feito backup de tudo que tinha nele.Um reset (em Configurações, Fazer backup & redefinir no Android, e em Geral, Redefinir, Apagar Conteúdo e Ajustes no iOS) desinstala todos os apps supérfluos e pesados e, claro, apaga todos os dados de cache nos apps. Como já dissemos, certifique-se que todas as suas fotos, músicas e vídeos estão salvos em segurança em outro lugar, prontos para serem recarregados.