Governo lança guia para proteger menores dos perigos das redes sociais
“É um ambiente no site do Ministério da Justiça, e nós esperamos que haja ampla divulgação”, disse o ministro da Justiça, Flávio Dino, em coletiva de imprensa (via G1). “Nós temos orientações concretas para as famílias sobre como proteger nossas crianças e adolescentes”.
De acordo com o ministério, a iniciativa tem contribuição de redes sociais e organizações como a ONG SaferNet, assim como a consultoria de profissionais de saúde para ajudar a detectar e combater o vício em telas e promover o diálogo seguro com adolescentes.
Controle parental nas redes sociais
A página reúne dicas para monitorar a atividade de menores de idade nas redes Discord, X (Twitter), TikTok, Instagram, Facebook, Kwai, YouTube e Google, ensinando como usar filtros de conteúdo e controle parental nas plataformas. O guia ainda ensina a aplicar o controle dos pais em dispositivos Android e iOS, bem como videogames e streaming. Por fim, o “De Boa na Rede” também auxilia na identificação e no processo de denúncia de crimes virtuais contra crianças e adolescentes.Além disso, na última terça-feira (10), a Secretaria de Comunicação da Presidência anunciou a elaboração de um guia de orientação sobre o uso de telas (que pode atrasar o desenvolvimento de bebês) por crianças e adolescentes, que pode ser aplicado em ambiente escolar.
Para colaborar com o material, é possível cadastrar sugestões em uma até 23 de novembro.