Se você é do tipo que acumula muitos e-mails na sua caixa de entrada, aí vai uma boa notícia. O Google vai usar inteligência artificial para otimizar as buscas por e-mails específicos — evitando que você gaste um tempão atrás daquela conversa importante que está soterrada por e-mails velhos.
Sugestões são aquelas opções de “autocompletar” que aparecem quando você começa a buscar por algum e-mail específico.
Até então, a ferramenta de busca do Gmail usava recursos como “filtros” (ou “chips”) para ajudar um usuário a encontrar e-mails na lupa de pesquisa, o que deixava a busca menos precisa — por ser, muitas vezes, abrangente demais.
Agora, com a nova versão, a máquina vai usar o histórico de e-mails para facilitar a localização da mensagem que se busca. Quem você costuma mandar mais mensagens e interagir com mais frequência aparecerá primeiro nessas sugestões.
Pode demorar algumas semanas para que os usuários tenham acesso à ferramenta de busca aprimorada. Mas todos os planos do Workspace (e G Suite Basic e Business) e usuários pessoais poderão usar a nova ferramenta. Não se sabe se haverá alguma mudança no design ou se a versão estará disponível também para dispositivos móveis.
O Google tem se empenhado em melhorar a experiência de usuários do Gmail. Recentemente, a empresa mudou a interface do correio eletrônico, permitindo que o usuário opte pela personalização manual.