Google Tradutor recebe atualização e agora traduz mais 110 idiomas
Nesta semana, o Google Translate, a ferramenta de tradução da plataforma, está recebendo suporte para 110 novas línguas, o que é considerada a maior atualização de sua história. Além de novos idiomas, a plataforma está adicionando suporte a dialetos e variações linguísticas faladas em diferentes regiões.
Este update mais recente foi possível graças à utilização da tecnologia de inteligência artificial. A gigante das buscas utilizou o , grande modelo de linguagem desenvolvido pela empresa antes do Gemini. Agora, o número total de idiomas quase dobrou, passando dos 240.
“Do cantonês ao q’eqchi’, estas novas línguas representam mais de 614 milhões de falantes, permitindo traduções para cerca de 8% da população mundial. Algumas são línguas importantes no mundo, com mais de 100 milhões de falantes. Outros são falados por pequenas comunidades de povos indígenas e alguns quase não têm falantes nativos, mas têm esforços de recuperação”
Segundo a big tech, o objetivo é seguir expandindo o suporte para mais idiomas no futuro e com o auxílio da tecnologia de IA este processo pode ser otimizado. Em uma publicação no blog, a empresa detalhou o impacto positivo da nova atualização, destacando os benefícios que a atualização oferece para usuários baseados na África e algumas regiões da Ásia.
Segundo o Google, as variantes linguísticas mais utilizadas são as primeiras a serem priorizadas pela companhia quando se trata de expandir o suporte do Translate. A big tech ainda revelou que o PaLM 2 foi peça fundamental na implementação dos novos idiomas suportados.
O serviço de tradução da empresa fez sua estreia em 2006, com suporte bastante limitado, apenas para inglês e árabe. No entanto, foi recebendo mais idiomas ano após ano, até chegar ao número impressionante de hoje.
Embora outras ferramentas gratuitas de tradução instantânea demonstrem um desempenho até superior no que diz respeito ao entendimento de expressões idiomáticas e contextualização, o Google Translate segue como uma das mais populares, principalmente, por ser fácil de acessar e oferecer suporte a mais línguas em todo o planeta.