Google Stadia: plataforma de games em nuvem vai fechar as portas
Google dava indícios que poderia descontinuar o serviço desde o ano passado, mas sempre negou a possibilidade publicamente
O Google anunciou nesta quinta-feira (29) que vai encerrar o Stadia, uma das primeiras plataformas de jogos em nuvem. Os jogadores poderão utilizar o serviço para jogar os games adquiridos até 18 de janeiro de 2023, quando ele será desativado.
Até lá, o Google irá reembolsar todos os clientes que compraram hardware e quaisquer conteúdos na loja do Stadia. Segundo o anúncio publicado no da empresa, o ressarcimento dos usuários do serviço será concluído até o mês de janeiro.Quando a gigante da tecnologia lançou a plataforma, surgiram discussões se os jogos em nuvem poderiam ameaçar o mercado de consoles. Mas a verdade é que a implantação da tecnologia é complexa e demanda muito investimento, até serviços mais consolidados, como Cloud Gaming, da Microsoft, que está em versão beta, ainda têm alguns desafios a serem superados.
De acordo com o vice-presidente do Stadia, Phil Harrison, o serviço será encerrado porque não teve a adesão de usuários esperada pelo Google. Ele ainda afirmou que a tecnologia por trás do Stadia pode ser aplicada em outras plataformas do Google, como Youtube, Google Play e projetos de realidade virtual e aumentada.
No ano passado a quantidade de jogos lançados para o Stadia caiu bastante e o Google desativou alguns estúdios próprios de desenvolvimento de jogos. Essas ações provocaram rumores de que o serviço seria encerrado, mas o Google sempre negou todas as especulações, até hoje, quando pegou a comunidade gamer de surpresa com a notícia.