O Google começou a testar um novo recurso em seu relógio inteligente Pixel Watch 2, que permite consultar o horário de maneira mais “discreta”. Em breve, será possível checar o horário ao longo do dia com base no sistema de vibração do dispositivo.
A nova funcionalidade de feedback tátil da empresa permite selecionar uma informação para ser exibida de forma simplificada. Quando o display do aparelho está ligado, basta tocar rapidamente sobre ele para conferir as horas. Depois disso, o recurso passará a emitir as vibrações.
Mas como, afinal, será possível inferir as horas via vibrações? Na prática, é bem simples.
Uma vibração longa significa 10, e uma curta 1. Portanto, uma vibração longa seguida de cinco curtas indica 15h. Em seguida uma nova sequência de estímulos táteis, que utilizam a mesma lógica, serão disparados para informar os minutos. Este recurso é bastante útil quando a intenção é saber a hora exata.
Outra forma de uso apresenta o horário arredondado, informando o quarto de hora (00, 15, 30, 45) mais próximo — algo indicado para quem deseja fazer uma consulta mais rápida.
Os testes da nova ferramenta já estão em andamento, mas o recurso ainda deve demorar um pouco para chegar a todos os usuários do smartwatch.
A iniciativa tem sido vista com bons olhos, já que oferece uma alternativa de interação bastante interessante para usuários de deficiência visual.
Apple conta com recurso parecido
O recurso não é exatamente uma novidade no mundo dos “wearables” e já está disponível nos Apple Watches, por exemplo. No dispositivo da Apple, além de possibilidade de ouvir as horas em voz alta — o que é especialmente útil para quem tem deficiência visual –, é possível “sentir” o horário através do feedback tátil, a partir de simples comandos por toque — desde que o recurso “Taptic Time” esteja habilitado nas configurações.
Assim como no recurso do Google Pixel Watch 2, vibrações longas contam como uma dezena, enquanto as mais breves significam uma unidade. O modo para consulta rápida também é praticamente o mesmo, oferecendo informações do tempo aproximadas e levando em consideração o quarto de hora mais próximo.