O Google anunciou nesta segunda-feira (4) que aderiu à nova modalidade Pix por aproximação ao seu sistema próprio de pagamentos. A apresentação da nova funcionalidade foi realizada em evento com participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Como é o Pix por aproximação do Google
Na prática, os usuários de smartphones Android poderão realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais aproximando o aparelho às tradicionais máquininhas de cartão. Por enquanto, os únicos equipamentos com suporte à tecnologia são os terminais de pagamento da Rede, conhecidos como “Laranjinhas”.
A novidade que chega agora para usuários da carteira da gigante das buscas deve ser lançada oficialmente em 28 fevereiro de 2025 nas demais plataformas.
Segundo o presidente do Banco Central, um estudo interno da instituição concluiu que percentual grande de usuários da modalidade de pagamentos instantâneos se recusava a utilizá-la no dia a dia para evitar a perder tempo precisando pegar o celular, acessando o aplicativo do banco, a área de pagamentos instantâneos e posteriormente, usando a câmera para ler o QR Code.
Conforme demonstrado no anúncio, agora basta aproximar um dispositivo Android com suporte à tecnologia NFC, para finalizar transações e compras de produtos. De acordo com a empresa, a ferramenta funciona exclusivamente com seu sistema operacional móvel.
Para utilizar o novo método, o cliente precisa apenas sinalizar o lojista que deseja fazer o pagamento utilizando a modalidade Pix e em seguida, aproximar o aparelho da máquina de cartões. Para finalizar basta conferir os valores e conta bancária vinculada ao aplicativo Google Pay e validar a transação por meio de reconhecimento biométrico.
No momento, a funcionalidade já está disponível para clientes de C6 Bank, PicPay e, posteriormente, estará disponível também para clientes do banco Itaú, o mais novo parceiro do Google.
Outras novidades
Além do Pix por aproximação, a empresa está lançando o botão “Pagar com GPay” que facilita pagamentos em plataformas online de e-commerce. A solução já está disponível no aplicativo Zul+, da Estapar, e em breve deve chegar também ao aplicativo móvel do McDonald’s e outras plataformas.
ChatGPT inaugura ferramenta de busca rival do Google; como usar
Maps, Waze e Google Earth: tudo sobre as novidades anunciadas
Além disso, a empresa apresentou o chamado “Modo Noturno”, um mecanismo de segurança desenvolvido internamente que restringe as transferências envolvendo a modalidade Pix a contatos conhecidos, ou seja, CPFs ou CNPJs com histórico de transações, entre 20h e 06h, para evitar fraudes e oferecer maior segurança para os usuários.