Google muda a “Busca” (de novo) e volta ao estilo clássico
Em 2022, o , visando oferecer uma experiência mais fluida para seus usuários, adicionou o mesmo formato de rolagem infinita das redes sociais aos resultados de pesquisa, mas aparentemente está voltando atrás e retornando a experiência mais clássica.
Segundo informações obtidas pelo portal Search Engine Land, a mudança já passa a valer nos desktops a partir desta semana. Por isso, não estranhe se o layout de sua página de resultados mudar um pouco nos próximos dias.
A empresa também tem planos para remover o chamado “infinite scrolling” da experiência mobile também. No entanto, o processo nos aplicativos móveis para Android e iOS vai demorar um pouco para ser concretizado. A mudança deve ser percebida mesmo só daqui a alguns meses.
O relatório do Search Engine Land dá conta de que a atualização nos computadores já começou na última terça-feira (25), mas, aparentemente, ela está acontecendo de forma gradativa. No Brasil, por exemplo, a alteração promovida pelo Google ainda não está valendo para a maioria das pessoas.
Google se pronuncia após busca com IA fazer sugestões “estranhas”
Google Fotos: edição com IA é liberada para todos (mas com restrições)
Agora, ao final da página o Google voltará a exibir a “barra de paginação”, onde os usuários poderão avançar para a próxima página e verificar mais resultados. No smartphone, ao final da página será exibido o botão “mais resultados”, que permitirá visualizar mais conteúdos.
O objetivo da mudança é aumentar ainda mais o tempo de resposta entre a requisição e a exibição dos resultados da busca, uma vez que o Google passará a mostrar um número limitado de resultados por página. Além disso, a empresa focará em oferecer respostas mais relevantes para os usuários.
Carregar resultados automaticamente de uma única vez não teve o benefício esperado pela big tech e, por este motivo, a equipe decidiu repensar suas estratégia no mecanismo de busca, que é seu principal e mais utilizado produto.