Apesar da comodidade em pedir um táxi, Uber e afins, sempre há aquele receio de que o motorista não vá seguir o caminho certo. Às vezes, o objetivo é simplesmente faturar mais com uma corrida mais longa, mas esses desvios também podem envolver riscos mais sérios à segurança do passageiro.
O Google Maps, que recentemente confirmou alertar motoristas sobre radares e limites de velocidade, agora também tem um novo recurso que pode ajudar as vítimas de motoristas mal-intencionados. O site afirma ter notado que o aplicativo de navegação do Google envia um alerta no celular do usuário toda vez que o condutor sair do percurso pretendido em 500 metros.
Obviamente, isso não é uma garantia de que a nova ferramenta vai impedir que os motoristas continuem a desviar da rota estabelecida pelo passageiro. No entanto, esse alerta não vai apenas ajudar passageiros desatentos a perceberem a mudança de percurso, como também pode fazer com que motoristas pensem duas vezes ao saber que agora estão sendo monitorados.
O recurso de alerta de desvio de rota pode contribuir para a segurança dos usuários do app não apenas quando eles são passageiros, mas quando estão dirigindo seus próprios veículos também. Caso você acidentalmente saia do trajeto estabelecido inicialmente, o Google Maps vai logo te avisar antes de você se encontrar no meio de uma zona perigosa ou muito afastada do seu destino.
Como observado pelo , o nome do recurso indica que o objetivo do Google é oferecer segurança. Para ativar os alertas, o usuário deve ativar a opção “Stay safer” (ou “manter-se mais seguro”, em tradução livre) logo no menu inicial do aplicativo Google Maps.
Por enquanto, parece que a novidade só está disponível na Índia. Ainda não houve nenhum anúncio oficial do Google sobre quando e onde o recurso será implementado, mas ele com certeza seria muito útil aqui no Brasil, considerando os inúmeros casos de passageiros vítimas de e de motoristas desatentos que acabam se .
Segundo porta-voz do Google Brasil, “o Google está sempre testando novas funcionalidades, mas não temos nada para anunciar neste momento”.
[, ]
O texto foi atualizado com o posicionamento do Google Brasil no dia 11 de junho, às 12h.