Google Chrome 111 já está disponível; veja o que há de novo
Nova interface de download, opção de revogar permissões em sites inutilizados e expansão do recurso picture-in-picture: essas são algumas das novidades do Chrome 111, a nova versão do navegador do Google.
A companhia lançou a atualização na terça-feira (7). O mais comum é que o navegador se atualize automaticamente assim que a versão estiver disponível para o dispositivo. Para verificar, acesse o menu de três pontos no canto superior direito e clique em “Ajuda” e “Sobre o Google Chrome”.
As mudanças do Chrome 111 não são tão expressivas, mas existem atualizações que podem ser interessantes para desenvolvedores e curiosos da área. O aprofunda o assunto. Aqui, destacamos alguns pontos:
Nova interface de download
Com a atualização, os downloads não aparecem mais na parte inferior da tela do desktop, mas em um “botão de download” na barra de ferramentas superior. Para acessar, basta clicar no ícone e ver a lista de downloads recentes.
Usuários do Reddit que o ícone mostra quantos arquivos estão sendo baixados de uma só vez, mas a função não parece estar disponível para todos os usuários. Se você atualizou o Chrome e o botão não apareceu, é possível ativá-lo com os sinalizadores:
- chrome://flags/#download-bubble
- chrome://flags#download-bubble-v2
Revogar permissões de sites esquecidos
As permissões que concedemos aos sites duram para sempre – mesmo que nunca mais entremos lá. Pensando em acabar com isso, o Chrome 111 revoga essas autorizações de forma automática. Veja como fazer isso:
- Acesse o menu de três pontos no canto superior esquerdo
- Vá em “Definições”
- Entre em “Privacidade e segurança”
- Clique em “Verificação”
- Vá em “Rever agora”
- Prontinho, o Chrome fará a “limpeza” por você. Vale para todas as permissões dadas a sites não acessados nos últimos dois meses.
Expansão da função Picture-in-Picture
O Chrome 111 também está testando uma nova API Picture-in-Picture de documentos. Isso permite aos desenvolvedores abrir uma janela PiP que pode ser preenchida com qualquer conteúdo HTML. .
Transições mais suaves
Com o Chrome 111, o Google traz uma nova API para que desenvolvedores implementem transições mais suaves entre as páginas. Essa pequena mudança ajuda a fazer com que os aplicativos da Web se pareçam com aplicativos nativos. É um sistema que já existe, mas que a nova API tornou o processo mais fácil.
Atalhos de teclado personalizados
A atualização também inclui um novo aplicativo de para criar atalhos de teclado personalizados. É uma novidade interessante, pois não é fácil fazer isso em outros sistemas operacionais de desktop. Mas tem uma limitação: só .
Para criar seu próprio atalho, siga o passo a passo:
- Vá em “Configurações”
- Acesse “Dispositivo”
- Entre em “Teclado”
- Escolha “Exibir atalhos de teclado”
- Crie seus atalhos.