Google vai apagar dados de localização e atividade de usuários a cada 18 meses
Não é segredo que o Google coleta toda a sorte de dados relacionados aos usos de seus produtos. Embora a companhia não seja conhecida por ser pró-privacidade, a pressão dos usuários e as legislações recentes de proteção de dados fizeram a companhia se mexer. A partir de agora, por exemplo, a janela de tempo para que o Google apague dados de localização e atividade será padrão para todos usuários.
Esse recurso tinha sido anunciado há um ano, mas mudou a forma que a companhia aplica a iniciativa. Antes, o usuário precisava proativamente definir de quantos em quantos meses suas informações seriam deletadas. A partir de agora, a exclusão automática a cada 18 meses será o padrão nas configurações de atividades para a maioria dos serviços.
O acesso ao modo Anônimo também ficará mais simples: basta apertar e segurar sobre a foto do perfil nos aplicativos de Busca, Mapas e YouTube. A novidade chega primeiro no iOS, mas deve aparecer no Android em breve.
Por fim, a companhia disse que o Check-up de Privacidade terá recomendações pró-ativas e dicas para ajudar você a administrar suas configurações de privacidade.O Android 11, que ainda não foi lançado, também conta com uma série de novidades específicas para a privacidade. As principais se concentram nas informações que apps de terceiros podem coletar, como a possibilidade de conceder permissões para somente um uso ou revogar essas permissões de tempos em tempos.
Isso não significa que o Google deixará de coletar uma tonelada de informações sobre o uso que você faz dos produtos digitais, mas é um passo que aproxima a empresa do discurso de concorrentes como a Apple.