Cuidado com o novo golpe no WhatsApp que promete isenção de IPVA
• Por que cibercriminosos estão espalhando ofertas falsas de emprego
• Um idoso envolvido no golpe do príncipe nigeriano foi preso nos EUA
Os golpistas utilizam da mesma técnica que comentamos por aqui sobre ofertas falsas de emprego: ao acessar o link do tal projeto social, o usuário é enganado e ativa as notificações push dos navegadores, o que o leva a receber mensagens de diferentes falcatruas. Além disso, para finalmente ter acesso ao desconto, é preciso compartilhar o endereço de amigos.
As imagens abaixo, liberadas pela Kaspersky Lab, mostram o funcionamento do esquema:Imagem: Kaspersky Lab
Imagem: Kaspersky Lab
Além do WhatsApp, podemos esperar cada vez mais golpes que tentam ativar as notificações dos navegadores. Como o usuário se acostumou a recebê-las a partir de sites de notícias, às vezes não percebe que as mensagens estão vindo de um site estranho e confiam. Se você começou a receber alertas estranhos no seu browser, verifique se não há nenhum endereço estranho nas permissões.No Chrome, acesse Configurações, depois Avançado, Configurações de Conteúdo e, então, Notificações; no Safari acesse as Preferências, depois vá na aba Sites e então Notificações; no Firefox é preciso ir em Preferências, Privacidade e Segurança, rolar até a seção Permissões e clicar em Configurações na parte de Notificações.
Aparentemente, o golpe do IPVA não causa prejuízos financeiros imediatos às vítimas, mas pode ser uma porta para golpes de phishing ou instalação de aplicativos maliciosos. Se por um acaso o governo decidir garantir subsídio de impostos para a população – o que, convenhamos, é quase impossível –, certamente não será por uma corrente do WhatsApp que você ficará sabendo.Imagem do topo: Pedro Ventura/Agência Brasília.