Cultura
Globo vai lançar canais com reprises de novelas e série infantil em 2024
A Globo já possui dois canais FAST, o canal esportivo GE Fast e o canal de gastronomia Receitas Fast
Imagem: Rede Globo/Reprodução
Primeiro foi o Fast Globo em novembro de 2022. Agora, a Rede Globo informou, no seu evento “UpFront” na semana passada, que irá criar quatro novos canais FAST (Free Ad-Supported Television) em 2024. As informações são do site .
Os canais FAST são como streamings com o conteúdo da TV aberta, oferecendo 24 horas de reprises do mesmo programa. Atualmente, a Globo já possui dois deles: o canal esportivo GE Fast e o canal de gastronomia Receitas Fast.
Entre os novos planos da emissora, estão os canais Viva 70 e Viva 80, com telenovelas dos anos 1970 e 1980, respectivamente. Além disso, terá um novo canal para “Malhação” e outro para os episódios da série infantil “Detetives do Prédio Azul”, o DPA.
“Neste Upfront, apresentamos ao mercado o Binge Ads, formato perfeito para quem curte maratonar conteúdos no streaming, e lançamos quatro novos canais FAST. […] Vamos evoluir sem parar em novas maneiras de levar a mensagem de nossos parceiros de maneira fluida para a jornada desse consumidor brasileiro, que conhecemos tão bem”, disse a diretora de negócios integrados em publicidade da Globo, Manzar Feres.
Globo está investindo na TV conectada
Os canais de FAST estarão disponíveis gratuitamente nas TVs conectadas. Com isso, a Globo deixa de investir na televisão por assinatura para focar na televisão com internet. De acordo com a emissora, ela “está presente em 60% das casas brasileiras e quase dobrou seu tamanho nos últimos cinco anos”.Em contrapartida, a TV a cabo perdeu cerca de 2,18 milhões de assinantes no Brasil no último ano, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A queda no número de assinantes teve um recuo de 14,9% entre agosto de 2022 até agosto de 2023, como você já viu no Giz Brasil.
Na última sexta-feira (20), em entrevista ao Jornal Nacional, o diretor da Globo, Paulo Marinho, disse que a estratégia visa o futuro. “Ouvindo pessoas do mercado, em geral, a percepção é que a Globo sinaliza que a TV por assinatura não é o futuro do seu negócio”, disse.