“Gladiador 2”: desmaio de cavalo causa protesto contra Ridley Scott e Pedro Pascal
A PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais), ONG que atua na defesa de animais, enviou uma carta para Ridley Scott, diretor de “Gladiador 2”, protestando contra o uso de bichos nos sets de filmagem do longa. As informações são do , que publicou o documento na íntegra, alegando que cavalos e macacos estariam sendo submetidos a condições precárias durante as gravações.
A carta, assinada por Lauren Thomasson, um dos diretores da organização, alega que animais estariam sendo usados durante as filmagens em Malta e, por conta da alta temperatura, um dos cavalos já teria desmaiado. Thomasson ainda detalha: “O calor escaldante do verão e os trajes opressivos são uma mistura perigosa para os cavalos”.
“As apaixonadas de cinema e TV têm um passado repleto de cavalos que morreram após uma série de lesões. Esperamos sinceramente que “Gladiador 2″ evite adicionar outra morte a essa lista”, continua a carta. Além disso, a ONG demonstrou preocupação com a utilização de macacos nas filmagens e ainda classifica como “antiético” o uso de animais por parte da produção do filme.
Animais “imprevisíveis”
A organização ainda explica que os animais são “imprevisíveis”, com tendência a resolver problemas com violência, o que os leva a atacar e morder humanos. A ONG menciona ainda que esses animais costumam ser separados de suas mães ainda jovens para este tipo de trabalho.Após as denúncias, a PETA cobrou um posicionamento do diretor Ridley Scott e da equipe de produção de “Gladiador 2”.
A organização pede o cancelamento do uso de animais no filme e aguarda uma resposta do diretor. “Apesar da greve do SAG-AFTRA, fomos informados de que a produção planeja continuar de terça a sábado da próxima semana. Pedimos que você cancele imediatamente os planos de usar animais reais para o filme. Podemos por favor ouvir de você sobre esta questão imediatamente?”, questiona a PETA.
Ainda segundo o TMZ, a carta também chegou a ser encaminhada para todos os atores envolvidos no filme, como Pedro Pascal, Denzel Washington e Paul Mescal. Uma fonte próxima à produção disse ao que “não houve nenhum ferimento ou incidente com animais” no set de “Gladiador 2”, acrescentando que um representante certificado em segurança animal esteve presente nas filmagens.
O TMZ relata ainda que mesmo com a greve dos atores e roteiristas de Hollywood em curso, as filmagens devem seguir até o próximo dia 22 de julho.Qual a trama de “Gladiador 2”?
A sequência do filme de 2000 se passa 25 anos depois dos acontecimentos do primeiro filme e se concentra no filho do gladiador Maximus (papel de Crowe), que também é sobrinho do Imperador Commodus (Joaquin Phoenix). O personagem será vivido por Paul Mescal (“Aftersun”).
O jovem, que acompanhou a revolta de Maximus e a morte do tio nas mãos do gladiador, cresceu inspirado pelo herói. No original, o personagem foi interpretado por Spencer Treat Clark (hoje visto na série “Animal Kingdom”). O elenco ainda contará com os retornos de Connie Nielsen como Lucilla, a mãe do protagonista, e Djimon Hounsou como Juba, um colega gladiador e ex-aliado de Maximus.
Com estreia marcada para 22 de novembro de 2024, a continuação tem roteiro de Peter Craig (“Top Gun: Maverick”) e conta com Ridley Scott de volta à cadeira de diretor. O blockbuster de 2000 arrecadou mais de US$ 460 milhões nas bilheterias mundiais e foi indicado a 12 Oscars, vencendo cinco, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator (Russell Crowe).