Todos os 12 garotos e o treinador foram resgatados de caverna inundada na Tailândia
• Morre mergulhador que trabalhava ajudando os garotos presos em caverna da Tailândia
• Elon Musk oferece ajuda da Boring Company para resgatar meninos de caverna na Tailândia
Quatro garotos foram resgatados da caverna no domingo (8), outros quatro, na segunda (9), e agora os quatro restantes e seu treinador foram salvos nesta terça-feira (10), segundo a BBC. A operação de resgate não está completamente acabada, já que o médico que os atendia e três membros da marinha tailandesa ainda precisam sair do complexo de cavernas. Esse pesadelo, que começou em 23 de junho, quando os garotos se aventuraram na caverna de Tham Luang Nang Non, está tendo seu desfecho, e ele é bem positivo.
Na sexta-feira (6), entretanto, Saman Gunan, ex-marinheiro e mergulhador especialista, morreu enquanto levava tanques de oxigênio para a caverna. Sem dúvidas, o número de mortes poderia ter sido maior, considerando as condições perigosas ao longo do percurso até onde estava a equipe.
Todos os 12 garotos e seu treinador, de 25 anos de idade, agora estão compartilhando uma sala de hospital próxima a Chiang Rai. Os membros do time Wild Boars estão emocional e fisicamente saudáveis e “animados”, segundo a CNN. Dito isso, dois garotos que deixaram a caverna com temperaturas corporais consideravelmente baixas estão sob suspeita de terem contraído infecção pulmonar, possivelmente pneumonia.
Jedsada Chokdumrongsuk (centro), secretário do ministério de Saúde Pública, fala durante entrevista coletiva em um hospital na província de Chiang Rai. Imagem: AP
An impressive feat of International cooperation, professionalism and dedication. All 12 boys and their football coach have been brought safely out of # Thamluangcave. Just amazing! How rare to have such uplifting news. Hoping to hear Thai divers who stayed with them are also out — Jonathan Head (@pakhead)Essa operação de busca e resgate não teria sido possível sem as centenas de pessoas e voluntários que foram ajudar. Foi, verdadeiramente, um esforço internacional, envolvendo especialistas de Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, China, Myanmar, Laos, Japão e muitos outros países. Porém, à medida que a operação se aproxima do fim, deixamos nossas condolências a Saman Gunan, que morreu enquanto tentava ajudar a resgatar os garotos e o treinador. Em respeito por seu sacrifício, o ex-mergulhador da marinha tailandesa que será honrado com um funeral de Estado. [, ]
Imagem do topo: AP