A Samsung quer levar os processadores Exynos de volta à família Galaxy S em 2024. Segundo o site Elec, o Galaxy S24 terá variantes com o Exynos 2400. Na América do Norte, os celulares ainda serão vendidos com o sucessor do Snapdragon 8 Gen 2.
Caso confirmada, a estratégia repetirá a divisão de variantes por mercados dos anos anteriores. Mas, dessa vez, nem todos os modelos devem aderir ao repeteco.
O aponta que o Galaxy S24 e o S24 Plus serão vendidos com o Exynos 2400 em quase todos os países. Neste caso, somente as unidades lançadas na América do Norte continuariam com o esperado Snapdragon 8 Gen 3.
O Galaxy S24 Ultra, por sua vez, ficaria de fora desse esquema. Isto porque a Samsung pretende vendê-lo com o processador da Qualcomm em todos os países. Possivelmente, até a variante brasileira do modelo mais caro contará com o sucessor do Snapdragon 8 Gen 2.
A medida, no entanto, não deve trazer muita alegria aos consumidores. Historicamente, os chips Exynos são criticados por ter um desempenho inferior em relação às variantes com processadores da Qualcomm, conforme lembrado pelo site .
Não à toa, já teve até uma para a Samsung parar de vender celulares com chips Exynos. Mas a companhia tem uma carta na manga.
Apenas o sucessor do Galaxy S23 Ultra pode ser vendido com o Snapdragon 8 Gen 3 em todos os países (Imagem: Divulgação/Samsung)
Exynos 2400 é 70% mais rápido
O Exynos 2400 é o mais novo processador da Samsung. Apresentado na semana passada, o chip promete ter um desempenho excepcional, ao ponto de ser 70% mais rápido do que o antecessor Exynos 2200, segundo o . Já quando o assunto é inteligência artificial, o lançamento promete ser 14,7 vezes mais veloz.
Mas estes não são os únicos detalhes que chamam a atenção. O Exynos 2400 também terá a GPU Xclipse 940 que possui a arquitetura AMD RDNA 3 e melhorias no ray tracing — tecnologia de renderização gráfica para criar raios de luz mais realistas. A expectativa é de que o celular ofereça jogos com detalhes mais realistas graças à atualização do chip gráfico.
O processador a Samsung ainda conta com suporte ao 5G e à tecnologia NTN (Non-Terrestrial Networks) para comunicações via satélite. Mas ainda não está confirmado se o segundo recurso será implementado ou não na família Galaxy S24.
A expectativa é de que a Samsung apresente o Galaxy S24, S24 Plus e S24 Ultra com o Exynos 2400 no começo de 2024.