O Galaxy S22 recebeu um pequeno empurrão no Brasil: a Samsung lançou a variante com o chip Samsung Exynos 2200 no mercado nacional, mantendo os demais aspectos da ficha técnica inalterados. É o que conta o nesta quarta-feira (27).
Antes, um contexto: com exceção do Galaxy S23, a Samsung oferece duas variantes da linha Galaxy S, sendo uma com processador Exynos e outra com Snapdragon, da Qualcomm. No geral, o Brasil recebe as edições com chips da marca sul-coreana. Mas, para toda regra, há uma exceção.
É o caso do Galaxy S22. Diferentemente dos anos anteriores, o smartphone chegou ao Brasil no começo de 2022 com o Snapdragon 8 Gen 1 no lugar do Exynos 2200.
Agora, o brasileiro terá poder de escolha. O portal de tecnologia apontou que o Galaxy S22 com Exynos 2200 deu as caras silenciosamente na loja oficial da Samsung no Mercado Livre.
Por lá, o smartphone está à venda por R$ 3.387,55 com 8 GB de RAM, 256 GB de armazenamento e duas opções de cores: branco e preto.
De resto, o smartphone permanece igual: com câmera tripla de 50 megapixels, tela de 6,1 polegadas, bateria de 3.700 mAh e suporte ao 5G.
Cabe ressaltar que a novidade é restrita ao Galaxy S22 convencional. As edições Plus e Ultra não têm opções com Exynos 2200 à venda no Brasil.
Vale a pena comprar o Galaxy S22 com Exynos 2200?
Como dito anteriormente, a diferença reside no processador. O que, para algumas pessoas, pode ser um grande divisor de águas.
Há muitos anos, existe uma discussão que coloca os chips da Qualcomm no pedestal em relação ao Exynos. O argumento central é que os processadores da Samsung não são tão ágeis e eficientes quanto o Snapdragon. Assim, existiria uma discrepância entre as variantes.
A queixa é tamanha que, no exterior, os consumidores abriram uma para pedir o fim dos celulares da linha Galaxy S com Exynos.
Apesar desse cenário, isto não significa que os smartphones com chips avançados da família Exynos não são rápidos. Muito pelo contrário: são tão poderosos quanto. A Samsung, inclusive, fez uma parceria com a AMD para oferecer gráficos melhores no Exynos 2200.
A grande questão, com a estreia do Galaxy S22 com Exynos 2200 no Brasil, é o preço e o momento.
Para começar, o equivalente com Snapdragon 8 Gen 1 está à venda por R$ 2.998,80 na loja da Samsung para pagamentos à vista. Além disso, o Galaxy S23 FE, que é mais recente e tem Exynos 2200, tem valores parecidos ou até mais acessíveis em promoções.
O Galaxy S24 vem aí!
Outro ponto a se considerar é a estreia do Galaxy S24. A expectativa é de que a Samsung apresente a nova geração de celulares premium em janeiro de 2024 – ou seja, a partir de semana que vem. Ao todo, a marca tende a anunciar três edições: S24, S24+ e S24 Ultra.
Além de trazer laterais planas, ao contrário do Galaxy S23, a Samsung deve retomar a dobradinha de processadores. Ou seja, a expectativa é de que a marca sul-coreana apresente o Galaxy S24 com Exynos 2400 no Brasil. A aposta parte dos documentos de homologação da Anatel descobertos pelo Tecnoblog.
Os modelos devem manter a quantidade de câmeras e ganhar um incremento na capacidade da bateria. Outra expectativa gira em torno dos recursos de inteligência artificial, que devem ser abundantes na próxima geração. A edição Ultra também pode ganhar corpo de titânio.
Já o Galaxy S24+ tende a ganhar um aumento na memória RAM de 8 GB para 12 GB.