Fotógrafo transforma apê em câmera para fotografar Torre Eiffel; assista
Transformando um apartamento alugado em uma câmera escura, o fotógrafo projetou a imagem da Torre Eiffel na parede
O fotógrafo francês Mathieu Stern transformou um apartamento de Paris, na França, em uma câmera escura gigante para capturar imagens da Torre Eiffel. Acostumado a usar métodos incomuns para tirar fotos, ele decidiu homenagear o famoso monumento da cidade onde vive.
“Meu plano era criar uma câmera escura reversa dentro de um apartamento parisiense e gravar os resultados com minha câmera digital para fazer um vídeo em timelapse”, explicou ao site .Para construir uma câmera obscura, é preciso apenas uma caixa com um furo ou lente para projetar luz em seu lado oposto. No caso, o fotógrafo francês apenas ampliou as escalas, transformando a sala na caixa em questão.
Para conseguir o ângulo certo, Stern alugou um apartamento com a vista perfeita da Torre Eiffel. Então, ele usou o dispositivo optomecânico BonfotonUP para criar uma câmera escura do tamanho de uma sala.
“Para fazer uma câmera escura, você precisará de uma faca, uma lente grande angular, papel alumínio, uma lente de 50 mm, fita adesiva, água mineral, tesoura e, claro, uma lente Bonfoton”, disse ele, explicando que a água serve como adesivo para manter o papel alumínio na janela, já que é necessário bloquear toda a luz, com exceção da que passa pelas lentes.Por fim, ele criou um orifício de tamanho perfeito para a lente BonfotonUP e selou vazamentos de luz com fita adesiva.