Fotógrafo registra momento exato em que a ISS atravessa o Sol
O astrofotógrafo francês Thierry Legault conseguiu uma imagem incrível: capturou a ISS (Estação Espacial Internacional) passando na frente do Sol. O clique aconteceu enquanto dois astronautas faziam uma caminhada espacial para instalar painéis solares.
No Twitter, Legault contou que viajou 6h até a Holanda para capturar o momento. Ele registrou a cena, que durou apenas 0,75 segundo, quando a ISS passou pela frente do Sol a nada menos que 2.700 quilômetros por hora.
“Usando imagens do Sol em tempo real, estimei a posição dos principais grupos de manchas solares nas direções vertical e horizontal, que dependem do tempo e da localização”, contou ele ao site .
Em seguida, o astrofotógrafo comparou os dados com a trajetória planejada da ISS e tentou ficar em uma linha de trânsito que correspondesse à localização.
Segundo Legault, foi um clique único em 1/32000 de segundo com um OM-1 conectado a um refrator CFF 200mm, uma cunha Baader Herschel e um gatilho GPS de Emmanuel Rietsch. Deu certo. Veja as imagens:
Oops, I did it again! This time from Netherlands, during Steve Bowen & Woody Hoburg spacewalk. The full solar transit lasted 0.75 second 😎 Each frame is a single shot at 1/32000s with the OM-1 on the CFF200 apo: I never make ISS transits from stackings or assemblies! — Thierry Legault (@ThierryLegault)
ISS perto do Sol?
Apesar da ISS e do astro parecerem muito próximos um do outro, a estação espacial passou bem longe da estrela. Na comparação, o Sol está a 150 milhões de km da Terra, enquanto a ISS fica a apenas 550 km daqui.
“A ISS passou na frente de três grupos de manchas solares em uma fração de segundo”, escreveu o astrofotógrafo no Facebook. “A grande mancha solar poderia engolir a Terra, mas é 300 mil vezes mais distante que a ISS”.
Ainda assim, não deixa de ser impressionante, assim como a instalação de painéis solares na estação. Segundo a NASA, os astronautas Steve Bowen e Woody Hoburg concluíram a missão com sucesso. Os equipamentos deverão aumentar a geração de energia da ISS.