Ciência
Fotógrafo faz timelapse da ISS atravessando o Sol; confira
O fotógrafo tinha apenas meio segundo, pois é esse o tempo que a ISS fica visível próxima do Sol; veja no vídeo
Imagem: Miguel Claro/Reprodução
O fotógrafo português Miguel Claro registrou uma impressionante imagem capturando o momento em que a ISS (Estação Espacial Internacional) passa rapidamente pela superfície do Sol.
Miguel Claro, que mora em Lisboa, é conhecido por suas imagens do espaço, principalmente em astrofotografia “panorâmica”.O fotógrafo capturou o momento em que a ISS atravessava o Sol no dia 2 de junho, às 13h28, em Figueira da Foz, cidade na região de Coimbra, na costa norte de Portugal. Para isso, Claro usou uma câmera que consegue captar 109 imagens por segundo, registrando várias fotos da ISS quando a estação voava pelo espaço em uma velocidade de 7,31 km/s.
A estação estava a uma distância de 441,5 km da Terra, completando uma volta em torno da Terra a cada 90 minutos. Contudo, o fotógrafo tinha apenas meio segundo, pois é esse o tempo que a ISS fica visível próxima do Sol.
Desse modo, graças à captura rápida da câmera, Miguel Claro registrou 200 fotos, totalizando dois segundos de timelapse da ISS atravessando o Sol.
Ao site , o fotógrafo português explicou que as imagens da ISS foram processadas individualmente. Assim, foi possível ressaltar a qualidade das imagens, mesmo em frames únicos.
A cromosfera do Sol é visível pela nebulosa de emissão H-alpha, que fez a ISS parecer branca devido à técnica de inversão do fotógrafo para processar a imagem da cromosfera.
Em um vídeo, o fotógrafo mostra a ISS na cor normal antes de melhorar a composição da cromosfera do Sol na imagem. “É interessante conseguir reconhecer as estruturas distintas da ISS na foto”, de acordo com o fotógrafo.Veja: