O astrofotógrafo Andrew McCarthy registrou um episódio fascinante acontecendo na superfície do Sol: um tornado de plasma com tamanho até 14 vezes maior que a Terra. “Não consigo imaginar um lugar mais infernal”, escreveu no Twitter ao compartilhar um vídeo do momento.
Para fazer as imagens, McCarthy teve três horas de observação através de um telescópio solar. É possível ver gotas de material incandescente saindo do tufão.
I spent 3 hours yesterday with my solar telescope pointed at a tall tornado-y looking thing on the sun. This 14-Earths-tall swirling column of plasma was raining moon-sized gobs of incandescent material on the sun. I can't imagine a more hellish place.
— Andrew McCarthy (@AJamesMcCarthy)
Segundo McCarthy, o vídeo apresenta algumas falhas porque filmou as imagens através das nuvens. “Isso cria condições desafiadoras, mas não queria perder a oportunidade”, escreveu ele.
O astrofotógrafo conta que tirou cerca de 200 mil fotos, das quais 90 mil foram usadas para compôr as imagens. “Pedi para Jason [Guenzel, também fotógrafo] me ajudar processar os dados”, relatou no Instagram, “Juntos, demos às fotos a aparência mais clara e nítida que já qualquer um de nós já fez do Sol completo”.
O astrofotógrafo ganhou popularidade nas redes ao divulgar fotografias impressionantes do Sol, da Lua e outros planetas e eventos cósmicos que acontecem no sistema solar. Ele acompanha os fenômenos espaciais através de telescópios e captura imagens que dificilmente seriam vistas de outra forma.
Explosões no Sol
Em 2020, McCarthy captou fantástico que mostra uma enorme explosão no Sol. Parece uma onda de água, mas é o plasma solar – material formado via fusão nuclear que viaja em altas velocidades e transporta muita energia, como o calor que recebemos na Terra.
Outros astrofotógrafos já registraram outros tornados no Sol antes. No começo do ano, astrônomos identificaram um vórtice polar perto do pólo norte do Sol. O mais comum é que esses fenômenos apareçam durante os ciclos solares, momento em que os pólos norte e sul do Sol se invertem.
The Sun emitted a strong solar flare on May 3, 2022, peaking at 9:25 a.m. ET. NASA’s Solar Dynamics Observatory captured an image of the event, which was classified as X-class.
— NASA Sun & Space (@NASASun)
Os ciclos solares acontecem a cada 11 anos e intensificam as atividades do Sol, como o tornado registrado na imagem e ejeções de massa coronal, um dos principais responsáveis por causar as tempestades solares na Terra.