Mensalmente, o Giz Brasil divulga uma lista com os fenômenos astronômicos esperados para o mês, permitindo que os leitores se programem para realizar bons cliques do céu noturno. Os astronautas à bordo da ISS (Estação Espacial Internacional) fazem o contrário – ao invés de olhar para cima, eles olham para baixo, capturando imagens extraordinárias do planeta Terra.
Uma nova imagem divulgada pelo Observatório da Terra da NASA mostra que esses fotógrafos amadores não deixam a desejar. O clique foi feito em outubro de 2021, quando o laboratório orbital passava sobre o Mar da China Meridional. Nele, é possível ver dois borrões azuis: um que representa o lampejo de um relâmpago e outro que remete à luz do luar.
Comecemos pelo ponto azul na parte inferior da foto. Ele aponta para uma região do Golfo da Tailândia, que havia acabado de ser atingida por um raio. Observar fenômenos do tipo a partir da ISS não é tarefa fácil, já que as nuvens costumam cobrir os clarões.
Mas o astronauta, que não foi identificado, deu sorte. Uma lacuna circular no topo das nuvens permitiu que o relâmpago iluminasse as paredes da estrutura circundante, possibilitando a visão magnífica.
Há um segundo ponto azul brilhante no canto superior direito da imagem. O clarão é o resultado da luz distorcida da Lua, que ganha tal efeito devido a sua orientação em relação à ISS. A luz, reflexo do Sol, espalha-se por pequenas partículas na atmosfera da Terra, criando o efeito.
Não é só isso que a imagem traz. É possível ver em outras partes da foto nuvens de tempestade que acabam borrando as luzes das cidades em tons de branco e laranja. Na paisagem Tailandesa, Ubon Ratchathani, Amnat Charoen e Yasothon, além da rede de rodovias que liga as cidades.