Foto do Hubble mostra “fechadura cósmica” no espaço
O Telescópio Espacial Hubble está em operação há mais de três décadas. Apesar da idade, o maquinário continua deslumbrando cientistas e amadores da astrofotografia com seus cliques de tirar o fôlego.
Nesta semana, a ESA (Agência Espacial Europeia) a imagem da nebulosa de reflexão NGC 1999, localizada na Constelação de Orion, a 1.350 anos-luz de distância da Terra. A foto chama a atenção devido a semelhança da figura com um buraco de fechadura.
As nebulosas de reflexão só são visíveis quando iluminadas por dentro. No caso dessa imagem, a responsável pelo brilho é a estrela V380 Orionis, cuja formação também liberou o gás e poeira vistos ao seu redor.
Não é a primeira vez que o Hubble registra esse local no espaço. A fechadura cósmica já havia sido registrada em 1999 pelo telescópio. Na época, os cientistas sugeriram que o espaço em preto no centro da imagem fosse, na verdade, uma massa de gás e poeira fria e invisível.
Observações subsequentes feitas pelo Observatório Espacial Herschel da ESA provaram o contrário: a forma é realmente um buraco que mostra o outro lado do espaço. Os cientistas ainda não sabem explicar o que levou a sua formação.
O Hubble é considerado hoje o instrumento mais longevo e produtivo da NASA. Ao longo de sua história, ele fez mais de 1,5 milhão de observações astronômicas de cerca de 50 mil objetos celestes. Confira neste texto do Giz Brasil as fotos mais notáveis feitas pelo telescópio.