Nova temporada de Fortnite não será lançada no iPhone e Mac, que perdem crossplay
Faz pouco mais de uma semana que Apple e Epic Games deram início a uma disputa judicial envolvendo o jogo Fortnite. O caso está só no começo – a primeira audiência preliminar entre as duas empresas ocorreu na última segunda-feira (24). E os efeitos desse embate na vida dos jogadores também estão apenas começando, pois para quem tinha esperanças que o game pudesse voltar à App Store, a própria Epic jogou um balde de água fria ao confirmar que a próxima temporada do título, com previsão para 27 de agosto, não será lançada para iOS ou macOS. O crossplay entre dispositivos de outras plataformas também foi removido.
A desenvolvedora divulgou um comunicado que vai parecer discurso repetido caso você tenha acompanhado notícias da audiência do início da semana. “A Apple solicita que a Epic reverta Fortnite para usar exclusivamente os meios de pagamento fornecidos pela Apple. A proposta é um convite para a Epic entrar em conflito com a Apple, mantendo seu monopólio sobre pagamentos no aplicativo do jogo para iOS, suprimindo a concorrência de livre mercado e inflando os preços. Por uma questão de princípios, não participaremos desse esquema”, disse a Epic.No restante do comunicado, a Epic Games diz acreditar que os donos de dispositivos móveis têm “o direito” de instalar os aplicativos a partir das fontes que eles próprios escolherem, e que os desenvolvedores devem ter o direito de “competir em um mercado justo”. Para profissionais que trabalham com apps para iOS, sejam eles pagos ou que possuam transações embutidas, as políticas da App Store se tornam um verdadeiro pesadelo.
Imagem: Divulgação/Epic Games
Como a Epic apontou durante a audiência do último dia 24, uma vez que os desenvolvedores são forçados a colocar seus aplicativos na App Store se quiserem que os usuários de iOS tenham acesso a eles, a Apple também obriga esses desenvolvedores a pagar uma comissão de 30% – a regra é válida apenas para serviços que sejam pagos ou que tenham compras dentro do app.
Essa taxa funciona como parte das políticas da App Store, da mesma maneira que esse conjunto de regras inclui a obrigatoriedade de todos os pagamentos serem processados pelo sistema próprio da Apple. Só depois de passar por um rigoroso processo de aprovação é que a empresa entrega aos desenvolvedores os 70% restantes das transações.