Todas as formas que o seu smartphone e seus aplicativos podem rastrear você
• Mas afinal por que o Facebook acha que eu conheço esses caras?
• Impeça o Facebook de rastrear tudo o que você faz pela internet
Sensores, Android e iOS
Nos últimos meses, a OnePlus esteve no centro de uma polêmica de privacidade sobre a forma como registra informações pessoais identificáveis (como identidade de dispositivos) e transmite esses dados de volta à base do OnePlus, ostensivamente para melhorar a experiência do usuário do dispositivo. Atualmente, a OnePlus retrocedeu uma parte dessa coleta de dados e promete usar apenas as informações que reúne internamente. No entanto, toda essa situação mostra o quanto de detalhes que o seu smartphone pode revelar e o quão complicado pode ser saber o que está sendo coletado e o que não.
Sensores de um smartphone. Foto por ifixit
A política de privacidade do Google, que afeta o Android entre outros serviços, é a : você pode ver que assim que você entra no Android com a sua Conta do Google, seu dispositivo fica vinculado às suas credenciais do Google e a empresa começa a registrar dados como a duração e o tipo das suas chamadas telefônicas, da localização do seu telefone, o dispositivo que você está usando, entre outros detalhes. Você também pode encontrar a . Embora muitos dos dados coletados sejam os mesmos a Apple difere do Google tornando muitos dos dados anônimos ou mantendo eles no seu iPhone (não é enviado de volta à Apple) – assim, , por exemplo, a própria Apple não sabe onde você está, só o seu telefone sabe.Imagem: Apple
Aplicativos de smartphone
Além das informações básicas coletadas pelo seu smartphone e transmitidas de volta (ou não) para a empresa que fez o seu aparelho, há todas as informações coletadas pelos aplicativos que você usa — os dados que são gravados e salvos depende das políticas de privacidade do aplicativo individual e das permissões que você forneceu.Se você quiser saber exatamente o que um aplicativo pode rastrear no seu telefone Android, vá em Configurações, então vá para Aplicativos e Notificações, escolha um aplicativo e selecione Permissões. No iOS, vá em Ajustes e escolha um aplicativo para ver as permissões que ele tem. A maioria dessas permissões pode ser retirada com um toque tanto no Android quanto no iOS.
Imagem: Captura de tela
Imagem: Captura de tela
Vá para a internet no seu navegador móvel de escolha e tudo o que já falamos sobre coleta de dados online entra novamente em jogo — suas pesquisas, o dispositivo em que você está, onde você está no mundo e assim por diante. Existem duas camadas para o rastreamento: os dados rastreados pelo seu aplicativo de navegador e os dados rastreados pelos sites que você visita.
Novamente, isso depende dos aplicativos e os serviços que você está escolhendo usar. No Google Chrome, , incluindo seu histórico de navegação e miniaturas dos sites que você visita e, claro, se você efetuou o login no Google, então toda a sua atividade é reportada ao seu perfil do Google por padrão. O Safari também rastreia muitos dos mesmos dados, embora de acordo com , ele guarde muito disso no dispositivo e agora inclui ferramentas de bloqueio de rastreamento para impedir que os anunciantes sigam seu comportamento de navegação na web.Retomar o controle
Como você provavelmente pode perceber, saber exatamente quais dados são coletados e como esses dados podem ser usados ou transmitidos para terceiros, não é fácil – essas políticas são definidas em ambiguidade para dar aos fabricantes uma grande margem de manobra. A Samsung, por exemplo, de acordo com sua política, pode coletar informações de GPS do seu telefone, pode passar suas pesquisas de voz para um terceiro para conversões de fala para texto e pode compartilhar todos esses dados com parceiros de negócios que podem usar isso para mostrar anúncios para você.Imagem: Captura de tela
Toda a linguagem sobre o assunto conta com um monte de “poréns”. Em última análise, se você não gosta do acordo, não use o telefone. Mas há certas configurações em seu aparelho que você pode usar para bloquear dispositivos e aplicativos individuais de colher tantos dados quanto talvez eles quisessem. O rastreamento de localização é um grande dado –muito valioso tanto para os usuários finais como para os anunciantes.No Android (padrão), você pode desativar o rastreamento de localização no dispositivo como um todo indo em Configurações, depois tocando em Segurança e localização e Localização e em seguida desligando o rastreamento.
No iOS, vá em Ajustes, depois vá para Privacidade e Serviços de localização e desative. Nos mesmos menus, você pode desligar ou limitar o rastreamento de localização aplicativo por aplicativo.
Já falamos sobre editar permissões de aplicativos individuais, seja através do menu Aplicativos e permissões nas Configurações do Android, ou tocando em um nome de aplicativo nas configurações do iOS.A maioria dessas permissões é auto-explicativa, como acesso a seus calendários e contatos, mas você também pode controlar se os aplicativos podem ou não extrair dados dos sensores de movimento em seu telefone (para contar passos e assim por diante) — isto é rotulado como Sensores corporais no Android e Saúde no iOS.
No que diz respeito ao Google, você tem toda uma série de opções para gerenciar, cobrindo os aplicativos do Google no Android, iOS e em todos os outros lugares. Se você abrir sua na internet, escolha informações pessoais e privacidade, é possível alterar a forma como os dados são coletados (em Gerenciar suas atividades do Google) ou apagar alguns dos dados que o Google já possui sobre você (em Acesse Minha atividade). Por exemplo, você pode ver e apagar todas as pesquisas de voz que você executou no Google Assistant no seu telefone.
Imagem: Captura de tela
Essa matéria foi produzida com apoio do Mozilla Foundation como parte de sua missão em educar indivíduos sobre sua segurança e privacidade na internet.
Ilustração do topo por Chelsea Beck/GMG