Ciência
Foguete japonês da Space One explode após decolagem; veja vídeo
Vídeo mostra que foguete explode apenas 5 segundos após o lançamento. Restos do veículo caíram no solo provocando um grande incêndio
Imagem: Reprodução/YouTube
Após diversos adiamentos, um foguete comercial da startup Space One — que seria o primeiro privado do Japão a colocar um satélite em órbita — explodiu nesta quarta-feira (13). Não havia tripulação a bordo.
O problema ocorreu logo após o veículo deixar a plataforma de lançamento, cerca de cinco segundos após a decolagem. Na subida, o foguete inclina levemente e explode logo em seguida, deixando uma nuvem de fumaça no céu. Restos do foguete caíram no solo, provocando grandes chamas.De acordo com o corpo de bombeiros da cidade japonesa de Kushimoto, o incêndio foi controlado e nenhum ferimento foi relatado. De acordo com a empresa, todas as peças do foguete caíram sobre a área que é de propriedade da Space One.
O sistema de terminação de voo gerou a explosão. Ele tem a função de destruir o foguete caso seja detectado uma falha que faça ele cair e gerar algum risco para pessoas ou propriedades. Porém, a empresa não detalhou porque o sistema foi acionado, se limitando a dizer que o problema está sob investigação.
“Estamos encarando o que aconteceu de forma positiva e continuamos preparados para enfrentar o próximo desafio”, disse o presidente da companhia, Masakazu Toyoda (via ).Além disso, o executivo ressaltou que viagens espaciais só têm sucesso após múltiplos fracasso e se recusou a revelar os custos da operação ou o prazo para o fim da investigação.
Assista ao vídeo do momento da explosão do foguete abaixo:
Missão da Space One
A missão do foguete era colocar um satélite governamental em órbita ao redor da Terra para coletar informações, incluindo o monitoramento de possíveis perigos decorrentes de lançamentos de foguetes da Coreia do Norte. Além disso, também tinha o objetivo de recuperar o atraso do Japão em lançamentos de foguetes em relação aos Estados Unidos e à China.A Space One, com sede em Tóquio, surgiu em 2018 e, futuramente, esperar oferecer viagens e outros serviços espaciais, por exemplo. A JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), que já enviou uma espaçonave à Lua, liderou a exploração espacial do Japão até então.
Confira fotos japonesas em alta resolução da Lua feitas pela agência nesta matéria do Giz Brasil.