Foguete da Blue Origin cai após falha no mecanismo de impulsão; assista
Cápsula não era tripulada, então não houve feridos. Um vídeo que mostra o momento da foi divulgado pela empresa de Jeff Bezos
A cápsula de um foguete da empresa Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, despencou na Terra um minuto após a decolagem. O veículo espacial havia partido do Texas, nos EUA, na tarde desta segunda-feira (12). Como a cápsula em questão não era tripulada, não houve feridos.
A Blue Origin atribuiu a queda a uma “falha no mecanismo de impulsão”. Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o momento. Assista abaixo.
Booster failure on today’s uncrewed flight. Escape system performed as designed. — Blue Origin (@blueorigin)
As imagens mostram as chamas consumindo o foguete, bem como o instante em que a cápsula é ejetada do booster. Existe um recurso de emergência para fazer o desacoplamento em situações de emergência — que funcionou da maneira esperada e diminuiu potenciais danos.
O foguete da Blue Origin viajava a uma velocidade de 1.126 km/h, numa altitude de cerca de 8.500 metros. De acordo com informações iniciais, o incidente teria acontecido no momento em que o veículo espacial estava próximo do seu ponto de pressão máximo.
A missão em questão, batizada NS-23, partiu carregada com experimentos científicos enviados por diferentes instituições de ensino e estudantes ao redor do mundo. A ideia era expor diferentes objetos a gravidade zero.
A NS-23 estava prevista para 31 de agosto, mas foi adiada três vezes devido a condições meteorológicas.
Pelo Twitter, a Blue Origin informou que irá atualizar a situação da missão assim que tiver mais informações.