Arqueólogos que escavavam um sítio arqueológico em Kent, no litoral ao sudeste da Inglaterra, encontraram uma impressionante flauta feita com osso de animais.
A hipótese é que o instrumento musical tenha sido usado entre os séculos 13 e 15 por causa da proximidade com pedaços de cerâmica medieval no local.
Segundo a organização britânica , a flauta parece ter sido feita a partir da haste da tíbia de uma ovelha ou cabra. Os pesquisadores classificaram o artefato como “notavelmente bem preservado” e completo.
É possível observar que o esculpidor da flauta destacou cinco orifícios para os dedos na parte superior e um orifício para o polegar na parte inferior.
O instrumento estava perto de um poço acompanhado de um “edifício afundado”, um pequeno recinto retangular usado para atividades específicas, como a panificação e fabricação de cerveja.
Esses edifícios são características comuns nas paisagens medievais na região norte de Kent, cidade litorânea do sudeste da Inglaterra.
Os arqueólogos ainda devem aprofundar a pesquisa sobre a flauta de osso e o local da escavação. Além dos artefatos, os pesquisadores encontraram outros recursos possivelmente do final da Idade do Bronze e dos períodos romanos.