“Adoro a OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias serviu para manter esta equipe e sua missão unidas. Quando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com a nova diretoria e o apoio de Satya, estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft”
Fim da novela: Sam Altman retorna ao cargo de CEO da OpenAI
Cinco dias após sua demissão, Sam Altman está retornando ao cargo de CEO da OpenAI — startup norte-americana responsável pelo ChatGPT. O movimento acontece após a maior parte dos funcionários da empresa ameaçar se demitir da companhia e se juntar à nova equipe de pesquisa avançada em inteligência artificial da Microsoft.
i love openai, and everything i’ve done over the past few days has been in service of keeping this team and its mission together. when i decided to join msft on sun evening, it was clear that was the best path for me and the team. with the new board and w satya’s support, i’m…— Sam Altman (@sama)
Greg Brookman também está retornando à companhia. Ele havia sido afastado do cargo de presidente do conselho e posteriormente se demitiu.
we are so back — Greg Brockman (@gdb)
Com o retorno dos dois profissionais à OpenAI, o conselho de administração terá uma nova composição. Por enquanto, um conselho interino será formado para definir um novo conselho com até nove integrantes para reformular a governança corporativa da empresa.
Entre os integrantes do grupo responsável por supervisionar esta transição estão Bret Taylor, ex-CEO da Salesforce, o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Larry Summers, além de Adam D’Angelo (que era membro do conselho “original”).
We have reached an agreement in principle for Sam Altman to return to OpenAI as CEO with a new initial board of Bret Taylor (Chair), Larry Summers, and Adam D'Angelo. We are collaborating to figure out the details. Thank you so much for your patience through this. — OpenAI (@OpenAI)
Foi golpe?
Ilya Sutskever, co-fundador e cientista-chefe da OpenAI, está deixando o conselho de administração permanentemente. Segundo informações divulgadas pela imprensa americana, Sutskever possuía uma visão diferente do CEO. Aliás, ele é considerado o responsável por articular o “golpe” que destituiu Altman na semana passada.
A demissão de Sam Altman, uma das mais proeminentes figuras do vale do silício, na última sexta-feira pegou o mundo todo de surpresa. A renúncia de Brockman logo em seguida serviu para aumentar ainda mais as perguntas em torno do movimento inesperado da empresa.
Na última segunda-feira (20), a Microsoft chegou a anunciar Altman e Brockman como os novos membros da equipe de pesquisa avançada em IA da empresa — um anúncio igualmente surpreendente. Inclusive, Satya Nadella, CEO da Microsoft., compartilhou a notícia em um post entusiasmado.
No entanto, uma ameaça de demissão coletiva de mais de 700 funcionários de uma só vez surpreendeu o conselho. Para voltar atrás, o grupo de trabalhadores pediu o retorno dos dois executivos e a renúncia imediata dos membros do conselho de administração.
A pressão parece ter surtido o efeito esperado, já que os dois profissionais foram repatriados e o conselho terá uma nova composição em breve.