Os filmes do Festival de Sundance em realidade virtual vão fundir o seu cérebro
Grandes empresas como Google, Apple e Facebook estão apostando que a realidade virtual vai atingir um público bem amplo nos próximos anos. O Festival de Sundance mostra o que esperar, promovendo onze filmes VR de produção independente . Você pode assistir todos em seu smartphone – mas é por tempo limitado.
>>> Você pode ver qualquer vídeo do YouTube numa sala de cinema em realidade virtual
>>> Como é produzir conteúdo em realidade virtual se você nunca trabalhou com isso
Eles ficarão até 12 de fevereiro no app Sundance VR, disponível e compatível com o Google Cardboard (que custa a partir de R$ 20 ) e com o Samsung Gear VR (lançado no Brasil por R$ 799).
Um dos curtas em destaque é , um drama futurista sci-fi que acompanha uma mulher que sofreu um derrame e foi congelada criogenicamente. (É a estreia em realidade virtual do diretor Randal Kleiser, de Grease – Nos Tempos da Brilhantina).
A senhora Garrison desperta 30 anos depois, quando o filme começa. O espectador vive a história a partir da perspectiva dela, que é levada de cadeira de rodas pelo hospital e se reencontra com sua família – que é bastante emotiva.
Outra ótima história em VR de Sundance é , que coloca você em um centro de comando onde você assiste um drone explorando o interior de um asteroide após um pedido de socorro. Spoiler: você encontra uma caverna cheia de cadáveres humanos petrificados. Tirem-me daqui!
O último filme que eu assisti foi , baseado em um musical na Inglaterra com o mesmo nome. Ela começa em um abismo de neon preenchido com anêmonas em Technicolor, quando uma cabeça enorme de gato dourado usando óculos brilhantes começa a flutuar na frente do seu rosto, cantando um hino assombroso que repete a fala “It’s FAAAAAAAAAAABULOUS”.
Ele também tinha dentes enormes e me acompanhava para qualquer lugar que eu olhasse. No fundo, havia o som de um disco quebrado com uma mulher britânica dizendo “puuussycat, puuuuussycat” acompanhando a música do gato. Eu me senti preso, ameaçado e profundamente perturbado. Não consuma qualquer droga alucinógena antes de entrar nessa realidade virtual.Todas essas experiências VR são incríveis, mas têm algumas deficiências. Por exemplo, a qualidade da imagem não é ótima. Em Defrost, as sequências de ação ou cenas mais interativas eram menos nítidas e tinham resolução pior se comparadas a cenas em que os personagens não se moviam tanto. Claro, eu estava vendo todos usando um Google Cardboard, não um Oculus Rift.
A qualidade de imagem também não foi ótima em Sonar, e eu senti que as cenas mudavam muito rápido para eu ficar completamente imerso na história. Além disso, como eu estava vendo tudo com o Cardboard, meus braços se cansaram de segurar o headset no rosto o tempo todo.
Mas, no geral, as experiências do Sundance VR mostram que a realidade virtual pode contar histórias dando a nós maior proximidade emocional com os personagens, bem como uma sensação sem precedentes de unidade com a cena. Ainda há muitas coisas que eu gostaria de ver, no entanto: uma qualidade de imagem a par com filmes normais em HD, uma cinematografia que tira o máximo proveito dessa tecnologia, e uma forma de tornar filmes em realidade virtual acessíveis para todos. Baixe o app Sundance VR gratuitamente .Imagens via