Ferramenta da NASA mostra quanto o nível do mar vai subir em todo o mundo
A NASA criou uma ferramenta que irá medir o nível dos mares baseando-se na evolução da emissão de gases do efeito estufa. O projeto vem junto a divulgação do relatório do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC), segunda-feira (09), que deixou o mundo em alerta. É tentador pensar que poderemos projetar quais regiões serão afetadas pelas mudanças climáticas – isso daria uma visão melhor do que pode e deve ser feito.
O impacto causado pela crise já é uma realidade que está afetando todos nós (nem precisamos esperar o final da década). A Europa e a América do Norte viram imensas ondas de calor, incêndios florestais e inundações sem precedentes. Até o Brasil já viu neve esse ano.
O IPCC
A cada cinco ou sete anos, desde 1988, o IPCC fornece uma análise global do clima na Terra. O documento tem foco na avaliação da temperatura do planeta, cobertura do gelo, emissão de gases do efeito estufa e variação do nível do mar, com base em dados coletados via satélite e instrumentos de simulação via computador. Todavia, esta é a primeira vez que o relatório ganha uma versão gráfica, possibilitando a interação do público por meio de uma ferramenta online.O relatório está muito completo e claro quanto ao futuro do planeta e quais ações devem ser tomadas – o famoso ‘agora ou nunca’.
Utilize a ferramenta
A interface do app é Intuitiva e fácil de usar. Para navegar, você precisa clicar . Acessar a ferramenta e escolher um local no mapa. Clique em um ponto determinado e um pop-up mostrará a estimativa do aumento para aquela área. Você pode ampliar os detalhes clicando em ‘full projection’.- Foto: Captura de tela / NASA