Você confiaria em uma inteligência artificial do Facebook para resumir notícias?
A novidade foi revelada em uma reunião interna de fim de ano para todos os funcionários. O BuzzFeed News . A ferramenta se chamaria “TL;DR” — uma expressão que significa “muito longo; nem li” em inglês e é usada para reclamar que o texto de outra pessoa é desnecessariamente longo ou para resumir um comentário para quem não tevc paciência para ler.
Além disso, a inteligência artificial precisaria ser muito bem treinada e supervisionada para evitar que ela mesma cause mais desinformação. Exemplos não faltam: ferramentas da Microsoft aprenderam a escrever frases racistas e carregadas de intolerância religiosa, e a GPT-3, desenvolvida por uma organização sem fins lucrativos que conta com o apoio de Elon Musk, consegue escrever textos legíveis com informações inverídicas e citações falsas.
Uma inteligência artificial para resumir notícias teria que aprender a não tirar declarações do contexto e a entender o sentido geral do artigo para fazer um resumo que não diga o oposto dele. Também teria que saber se proteger de possíveis abusos — outras ferramentas do tipo, que tinham sido treinadas para detectar discurso de ódio, eram facilmente enganadas com o uso de . Apesar de todos os problemas, pode ser que você queira uma inteligência artificial para conseguir ler mais coisas em menos tempo. Se você lê em inglês, pode ter um gostinho de como seria algo do tipo no subreddit , que usa um robô para resumir textos em inglês.