Ex-designer da Apple projeta nova estação espacial de luxo
Nesta quinta-feira (10), a empresa de habitação espacial norte-americana Vast revelou o design do que chamou de “a primeira estação espacial comercial do mundo”, a Haven-1.
O projeto será lançado em 2025 com foco no bem-estar dos astronautas para missões de longo prazo com fins de pesquisa científica, avanço tecnológico e colaboração global em órbita baixa da Terra. Porém, a Vast ainda não revelou qual será o valor da viagem a bordo da estação de luxo.
O design da Haven-1 é de Peter Russell-Clarke. Ele é um conhecido designer que moldou alguns dos produtos icônicos da Apple como o iMac, o iPod Nano, o MacBook Pro e o MacBook Air, bem como a sede do Apple Park e lojas da marca. Ele também já trabalhou com clientes como a Nike, por exemplo.
“Astronautas vivendo em gravidade zero apresentam desafios de design únicos”, disse o designer em uma declaração. “Criar um ambiente que seja altamente eficiente e naturalmente confortável leva a resultados totalmente novos. Os interiores do Haven-1 são inéditos, projetados com precisão e com sensibilidade para garantir que seus ocupantes prosperem no espaço.”
Como é a estação espacial comercial Haven-1?
As instalações de última geração da estação incluem uma janela centralizada que permite uma visão completa da Terra. Além disso, as superfícies internas da Haven-1 são macias e acolchoadas para aumentar a segurança da tripulação.
“Após atracar com uma nave espacial SpaceX Dragon, uma tela em tempo real mostra o status da estação, com controles de temperatura, iluminação e compartimentos de carga otimizados para garantir que suprimentos essenciais sejam armazenados de forma eficiente”, diz um comunicado.
Os quartos também são mais maiores do que o de uma estação comum. Eles contam com um sistema de sono exclusivo com aproximadamente o tamanho de uma cama queen size. Além disso, tem quantidade personalizada de pressão durante a noite, a fim de melhorar a qualidade do descanso em gravidade zero.
Outros ambientes incluem um centro multifuncional para reunir os viajantes para refeições, relaxamento e, até mesmo, exercícios, através de um sistema criado por meio da equipe de engenheiros da Vast. Também é possível se comunicar com pessoas na Terra por meio da internet Starlink, da SpaceX, de Elon Musk.