Astronomia: aproveite setembro para ver o equinócio de primavera e outros fenômenos
Agosto foi um mês agitado para os amantes da astronomia. Num mesmo final de semana, terráqueos puderam acompanhar tanto a superlua, que foi a última do ano, quanto a chuva de meteoros Perseidas.
Setembro será um pouco mais paradão, mas ainda promete bons eventos astronômicos. Saiba os para acompanhar o céu neste mês:
10 de setembro – Lua cheia
A lua entrará em sua fase cheia no dia 10 de setembro, ficando com sua face totalmente iluminada. O tamanho e brilho do astro não chegam a ser tão notáveis como nos eventos de superlua, mas também guardam seu charme. É uma boa época para os amantes da fotografia astronômica tirarem as câmeras e telescópios do armário.
16 de setembro – Netuno na oposição
No dia 16 de setembro, Netuno estará em seu ponto mais próximo da Terra, com a face totalmente iluminada pelo Sol. Essa será a melhor noite do ano para observar e fotografar o planeta – basta buscar pelo ponto azul no céu com auxílio de um telescópio.
23 de setembro – Equinócio de setembro
Dois equinócios ocorrem anualmente, o primeiro em março e o segundo em setembro. Na data, o eixo da Terra fica perpendicular aos raios de Sol, permitindo que todas as regiões do globo recebam aproximadamente o mesmo número de horas de luz solar.
Isso significa que a noite e o dia duram o mesmo tempo em todo o mundo. Daí o uso da palavra “equinócio”, que é derivada do latim e significa “noites iguais”. Além disso, o dia marca também o início da primavera no hemisfério Sul e do outono no hemisfério Norte.
25 de setembro – Lua Nova
A lua entrará em sua fase nova no dia 25 de setembro. Na data, o satélite ficará localizado no mesmo lado da Terra que o Sol, o que significa que ele estará escondido no céu.
Apesar de sua ausência, essa é a melhor época para observar estrelas e galáxias, já que não há o brilho da lua para interferir. Para tornar o evento ainda mais especial, vale buscar por uma região de campo aberto e sem interferência luminosa. Depois, é só mandar ver nos cliques.
26 de setembro – Júpiter em oposição
Assim como Netuno, Júpiter também estará em seu ponto mais próximo da Terra e com a face totalmente iluminada pelo Sol no mês de setembro. Ou seja, vale a pena investir em um telescópio para observar o planeta e suas luas. O uso de binóculos também é bem vindo na data.
O Gizmodo Brasil preparou um calendário com todos os eventos astronômicos esperados para 2022. Confira aqui.