Euro 2024: bola de futebol tech terá sensor e IA para marcar impedimento
A última grande novidade tecnológica do futebol tinha sido o impedimento semiautomático, que estreou na Copa do Mundo de 2022. Ele ajuda os árbitros a sinalizar corretamente quando um jogador está em posição irregular. Mas tem mais novidade chegando na Euro 2024! Confira abaixo.
As novidades da bola da Adidas
A principal vantagem é que o sensor combinado com um sistema de inteligência artificial pode criar uma representação 3D da jogada. Assim, o árbitro auxiliar de vídeo (VAR, na sigla em inglês) poderá visualizar o ponto exato de contato da bola com o jogador, o que é útil para lances onde há dúvida sobre se houve ou não toque de mão.
Outra aplicação interessante é na análise de lances de impedimento, uma vez que será possível determinar o momento exato em que o passe foi realizado. Uma das principais limitações do método utilizado pelo árbitro de vídeo é que a depender da taxa de quadro das câmeras disponíveis, o frame exato do passe pode acabar se perdendo.
Tudo isso funciona juntamente com um sistema que monitora os membros dos atletas para garantir máxima fidelidade nas representações tridimensionais que serão utilizadas pela arbitragem.
O custo de sua implementação é bastante alto. Por isso, deve demorar um pouco para a tecnologia chegar às competições nacionais, mesmo em países desenvolvidos. Estima-se que o valor da bola tecnológica é superior ao do impedimento semiautomático, que já é considerado bastante caro para os padrões do futebol atual.
O pontapé inicial da Euro 2024 acontece em 14 de junho, na partida entre Alemanha e Escócia. Ao todo 24 nações irão disputar a competição continental, mas apenas 21 garantiram vaga até aqui. Os últimos três participantes serão definidos na próxima “Data Fifa”, entre 21 e 26 de março.