EUA lançam catálogo online com fotos e relatos sobre OVNIs
Neste ano, o Congresso dos EUA aprovou o lançamento de um banco de dados online sobre OVNIs, liberando fotos e relatos na internet.
Atualmente, o catálogo no portal dos Arquivos Nacionais e Administração de Documentos dos EUA (NARA) conta com poucos registros relacionados a OVNIs. No entanto, a intenção é expandir o banco de dados com registros de todas as agências federais dos EUA, contendo relatos, fotografias e vídeos sobre OVNIs.
Nesse processo, o NARA vai incluir registros da Força Aérea, da NASA, da CIA e do FBI assim que essas e outras agências começarem a digitalizar as cópias dos seus registros. Desse modo, as agências têm até o dia 20 de outubro para identificar e preparar seus registros para transferir ao portal. Contudo, o NARA não divulgou quando começará a disponibilizar esses registros na internet.
EUA devem liberar documentos confidenciais sobre OVNIs
Com o catálogo online, o governo dos EUA visa aumentar a transparência, disponibilizando registros de supostas aparições de OVNIs em todo o país.Aliás, o congresso norte-americano pressiona o governo dos EUA a liberar documentos ainda confidenciais sobre OVNIs.
Segundo os senadores Chuck Schumer e Mike Rounds, o Congresso reconhece que o governo dos EUA “restringiu esses documentos, caso eles existam, para proteger a segurança nacional”.
No entanto, segundo os senadores, esconder essa informação do Congresso e da população é “inaceitável”. Os senadores fizeram tal declaração quando apresentaram a versão inicial do projeto de lei que resultaria na criação do catálogo online de OVNIs pelo governo dos EUA.Sobre o lançamento dos documentos confidenciais, o governo dos EUA pode manter o sigilo por 25 anos após a restrição. Para adiar a liberação, o presidente deve garantir que há risco de afetar a segurança nacional.
No entanto, a liberação dos registros na internet já é considerada um grande passo. Antes do catálogo online, era preciso visitar uma das sedes do NARA para ver registros sobre OVNIs. Acesse o portal .