EUA apresentam nova arma de guerra: canhão de micro-ondas
Não é segredo para ninguém que os Estados Unidos lideram o ranking de investimento no setor de defesa. Além de destinar recursos para o treinamento de pessoal e desenvolvimento de novas tecnologias militares, o país também vem adquirindo armamentos inovadores para fortalecer seu arsenal. A mais nova arma do país é um canhão de micro-ondas.
Recentemente, o governo dos EUA adquiriu quatro armas de micro-ondas de alta potência. O projeto tem o nome “”, em referência ao rei e principal general de Esparta. Os militares norte-americanos adquiriram o equipamento a fim de reforçar as defesas de tropas americanas em ambientes hostis.
Os raios de micro-ondas de alta intensidade são capazes de gerar um campo eletromagnético que resulta no desligamento de toda a parte eletrônica de drones e, até mesmo, mísseis. Aliás, as micro-ondas são mais efetivas do que as armas laser.
Há algumas semanas atrás, os Estados Unidos começaram a utilizar armas de laser de alta energia. O equipamento já está em uso em uma missão no exterior. Ele é capaz de emitir um feixe de energia de alta temperatura capaz de destruir os alvos em pleno voo. No entanto, a tecnologia é capaz de acertar um alvo por vez.
Por outro lado, o raio de interferência do canhão de micro-ondas é bastante amplo. Isso pode ser útil para situações onde é necessário derrubar múltiplos alvos de uma só vez. Confira o vídeo de demonstração da tecnologia derrubando um ataque coordenado de vários drones ao mesmo tempo:Projeto Leonidas
O Leonidas foi desenvolvido pela Epirus, empresa que conseguiu um contrato de US$ 66 milhões para entregar quatro protótipos do armamento para o Exército americano durante o ano fiscal de 2024. Se o projeto for aprovado, ele se tornará parte do Programa de Defesa americano, e resultará em um arsenal ainda maior de armas de micro-ondas.
Além disso, a Marinha norte-americana também está testando armas de micro-ondas de pequeno porte. A ideia é que essas armas sejam instaladas em veículos táticos leves. Assim, é possível utilizar a arma contra a pequenas embarcações em operações de campo.