Cientistas descobrem por que sons estranhos vêm do local mais profundo do oceano
Os ruídos recorrentes são uma mistura estranha do biológico e do mecânico, levando a uma confusão sobre sua causa provável.
Durante as missões exploratórias na fossa das Marianas em 2014 e 2015, cientistas gravaram sons misteriosos que chamaram de “Som Biológico do Pacífico Ocidental”. desses ruídos estranhos vindos das profundezas.
Os ruídos recorrentes são uma mistura estranha do biológico e do mecânico, levando a uma confusão sobre sua causa provável. Os sons de cinco partes, que não duram mais que 3,5 segundos, incluem gemidos profundos em frequências tão baixas quanto 30 Hz, e um final estranhamente metálico que atinge frequências tão altas quanto 8.000 Hz.
Confira a gravação:
Um novo estudo sugere que esses sons estão sendo produzidos por uma espécie de baleia, provavelmente baleias-minke – e este é um chamado completamente novo para os cientistas.
“É muito distinto, com todas essas partes loucas”, observa Sharon Nieukirk, especialista em bioacústica marinha da Oregon State University, . “A parte de gemidos de baixa frequência é típica de baleias, e é esse tipo de som vibratório que o torna realmente único. Não encontramos muitos chamados de baleias.”
De acordo com a nova pesquisa, o Som Biológico do Pacífico Ocidental se assemelha mais ao chamado som “Star Wars” produzido por baleias-minke na Grande Barreira de Coral ao largo da costa nordeste da Austrália:
Os sons também se parecem com “boings” feitos por baleias no Pacífico Norte e pulsos de baixa frequência feitos por baleias no Atlântico Norte. As semelhanças entre o Som do Pacífico Ocidental e estes sons sugere que baleias são responsáveis pelo chamado único.
Todos esses chamados de baleias tendem a ter uma estrutura complexa, uma varredura de frequência dramática e um acabamento metálico. Ainda assim, questões permanecem.
“Se este é um chamado de acasalamento, por que ele está sendo transmitido o ano todo? Isso é um mistério”, diz Nieukirk. “Precisamos determinar quantas vezes o chamado ocorre no verão contra no inverno, e quão amplamente este chamado é realmente distribuído.”
Representação visual do chamado de baleia, mostrando cinco partes distintas. (Imagem: S. L. Nieukirk et al., 2016)
Primeira imagem: baleias-minke foram identificadas como uma possível fonte dos sons estranhos (Universidade Estadual de Oregon)