Estudo revela que sprays inseticidas domésticos não controlam baratas
Um novo dos EUA publicado no mostrou que grande parte dos sprays inseticidas domésticos são ineficazes (ou pouco eficazes) no combate a infestações de baratas.
A pesquisa testou os sprays em baratas-alemãs, ou “baratinhas”, coletadas de infestações do mundo real que desenvolveram resistência a piretroides. Esses inseticidas funcionam através da pulverização em locais onde os insetos costumam aparecer, expondo-os aos ingrediente tóxico.
Outros fatores também afetaram o desempenho dos sprays, como a porosidade das superfícies. Após testes em drywall pintado, ladrilhos de cerâmica e aço inoxidável, a equipe descobriu que eles tiveram um desempenho pior em drywall. Ademais, mesmo baratas sem resistência a piretróides foram pouco afetadas pelos sprays no drywall.
Então, como acabar com infestações de baratas?
Devido à resistência dos insetos, a melhor forma de se livrar é deles é com o controle de pragas. Isso é até mesmo para evitar os riscos dos alérgenos de baratas à saúde. Outras opções são utilizar iscas em gel ou líquidas, que atraem as baratas para uma fonte de alimento carregada com um inseticida de ação lenta.
“Há uma forte base de conhecimento e pesquisa sobre como podemos controlar baratas, mas há inúmeras barreiras econômicas e processuais que impedem que esse controle ocorra nessas áreas [de baixa renda], onde provavelmente é mais necessário”, lamenta Gordon.