O estudante brasileiro Manoel José Nunes Neto, de 17 anos, aluno de um colégio particular em Teresina/PI, venceu a premiação sueca que é considerada o Nobel da Ciência Jovem. Ele recebeu o maior número de votos na categoria internacional “People’s Choice Award” do .
Manoel é o responsável pelo projeto “Rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água: uma ferramenta portátil de baixo custo”.
O equipamento navega de forma autônoma em corpos hídricos a fim de coletar dados sobre a qualidade da água, realizando medições e transmitindo as informações para um banco de dados.
O estudante teve a orientação do professor Eduardo Alves da Silva Carvalho.
Sobre o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo
Na premiação internacional, Manoel competiu com outros alunos de 15 a 20 anos de mais de 40 países. Todos os projetos buscam solucionar os desafios relacionados à água, ao meio ambiente e à sustentabilidade.
A cerimônia aconteceu em 27 de agosto, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, na capital da Suécia.
O jovem venceu a etapa brasileira em junho, em uma cerimônia no Teatro do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília, Distrito Federal. Além disso, no país, a ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) é quem promove a premiação.
A associação atua junto à Câmara Brasileira de Comércio na Suécia e do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) — com mais de 1.300 participantes que desejam atuar com saneamento ambiental.
Criado em 1997 pelo Instituto Internacional de Águas de Estocolmo, o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo tem como patrona a princesa Vitória da Suécia. Ele acontece anualmente em duas etapas: nacional, em cada um dos países participantes participantes, e internacional, com a grande final.
Leia também no Giz Brasil: